Pesquisar No Site
Caraguatatuba oferece república para jovens que saem de casas de acolhimento em serviço pioneiro no Litoral Norte
Caraguatatuba oferece república para jovens que saem de casas de acolhimento em serviço pioneiro no Litoral Norte
Jovens com idade entre 18 e 21 anos, provenientes de casas de acolhimento, encontram nas repúblicas municipais de Caraguatatuba um local onde são acolhidos até terem condições de enfrentar o mundo do lado de fora. O atendimento é pioneiro em todo Litoral Norte.
Em Caraguatatuba, a República Feminina foi criada em 2018 e realizou o atendimento a três jovens meninas. Em março de 2022, Caraguatatuba inaugurou a República Masculina, que já recebe um rapaz.
A assistente social, Márcia Coelho, responsável pelos locais, explica que ao completar 18 anos de idade, muitos desses jovens que passaram a maior parte da infância e da adolescência em instituição de acolhimento por negligencia, violência ou abandono, carregam a esperança de retornarem à família biológica ou sonham em ser adotados por uma nova família.
Entretanto, segundo ela, muitas vezes isso não acontece. “Quando chega sua maioridade, ele tem que deixar a casa de acolhimento, que corresponde, em muitos casos, à sua única referência de família. Mas, no momento de sua saída, não tem para onde ir”.

#PraCegoVer: Cozinha com cor predominante branca tem geladeira, armário embutido e cortinas brancas nas duas janelas (Foto: Luis Gava/PMC)
Neste caso, a assistente social explica que a república é uma opção que possibilita a esse jovem o desenvolvimento de sua independência e habilidade para dar conta das questões da vida cotidiana. No local, com suporte de profissionais especializados, os jovens atendidos são orientados em suas tomadas de decisões em relação ao trabalho, moradia, gerenciamento financeiro, na sua individualidade e particularidades.
Enquanto estão na república, os jovens são auxiliados por um educador social, uma assistente social, uma psicóloga, uma coordenadora assistente social para dar prosseguimento ao trabalho iniciado na casa de acolhimento e até mesmo na conquista de sua autonomia, quando necessário.
“A República ultrapassa a simples ideia de um lugar para viver três anos pós-maioridade. É uma real necessidade para gozo pleno de cidadania para os jovens”, explica Márcia.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba participa de mesa de diálogo sobre equilíbrio ambiental, adaptação e mudanças climáticas
A 2ª Mesa de Diálogo – Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas, que ocorre no próximo dia 13 de novembro, quinta-feira, contará com a participação de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O evento será realizado das 8h às 17h, no Auditório Cynthia Cliquet Luciano,
Caraguatatuba celebra Dia do Músico com desfile de fanfarras, homenagens e concerto de banda sinfônica da Colômbia
Em celebração ao Dia do Músico, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (22/11), no período da manhã, uma programação especial com desfile de fanfarras, homenagens e concerto internacional. As atividades são gratuitas e abertas à população. A programação tem início às 8h30, com o desfile
Alunos da rede estadual de Caraguatatuba terão transporte gratuito para Enem 2025
Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de Caraguatatuba, devidamente cadastrados e portadores da carteira de passe escolar, contarão com transporte gratuito para participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas estão sendo orientadas pela
Alunos iniciam aulas práticas no curso gratuito de Drywall em Caraguatatuba
Os 35 alunos que participam do curso de Instalador de Drywall, oferecido gratuitamente pelo governo municipal de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Governo e ministrado pelo instrutor Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – Ennio Ribeiro, já estão na fase de execução do projeto apresentado na aula teórica. O
Centenas de atletas participam da 2ª Corrida de Rua pela Saúde do Homem em Caraguatatuba
Caraguatatuba reuniu centenas atletas de 18 cidades na 2ª edição da Corrida de Rua pela Saúde do Homem, realizada no último domingo (9), com largada e chegada em frente à Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia). O evento destacou a importância da prevenção e