Pesquisar No Site

Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade

Publicado em: 16/05/2022
CAPAEscola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade
Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade

O último sábado, dia 14, foi dia de atividade letiva nas unidades escolares de Caraguatatuba. Com temática livre, as unidades desenvolveram diversas abordagens e atividades buscando ampliar a participação das famílias na vida escolar dos alunos.

#PraCegoVer: Em destaque a palestrante professora Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos Silva, durante sua participação na unidade EMEFEBS Ricardo Luques, em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Em visita à EMEFEBS Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras, a secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou uma palestra sobre a Educação em Libras, proferida pela professora universitária Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos Silva, que contou com diversas dinâmicas e atividades interativas entre os participantes.

Durante a palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre as formas de interação entre os surdos e ouvintes, principalmente no ambiente escolar. Todo o evento contou com a interpretação em Libras.

Uma atividade muito interessante foi proposta, onde os alunos surdos da unidade se comunicaram com os participantes ouvintes, lhes determinando a tarefa de encontrar tampinhas de garrafa de cores específicas, que foram espalhadas pelo chão. Os participantes dançavam em volta das tampas enquanto a música tocava, e ao ser pausada, o sinal referente à cor era feito e eles precisavam compreender a cor da tampinha que deveriam encontrar.

#PraCegoVer: A secretária de Educação, Márcia Paiva, posa para foto com equipe da EMEFEBS Ricardo Luques, em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Alguns participantes tiveram mais facilidade do que outros, pelo fato de estarem inseridos em um ambiente onde Libras é utilizada, demonstrando a importância da difusão do conhecimento a todos.

Dentro os sinais ensinados durante a palestra, um de extrema importância foi o da ‘empatia’, conforme comentou a palestrante: “É necessário se atentar e deixar que o próximo se comunique e nos ensine valores, pois assim podemos nos colocar no lugar um do outro”, disse.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou a importância da abordagem com a comunidade escolar. “Conhecimento é sempre bem-vindo. Aprender Libras é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, facilitando a integração social. Ter a sensação de se sentir excluído por não conseguir entender uma conversa é desconfortável para qualquer indivíduo. Além disso, saber se comunicar por meio da Libras garante o respeito do surdo como cidadão”,disse.

Finalizando as atividades, os alunos da unidade escolar prepararam apresentações musicais, sempre com interpretação em Libras, como forma de inclusão de todos os presentes, amigos, familiares e funcionários da escola.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas para os estabelecimentos interessados em participar da terceira edição do festival “Saberes e Sabores Caiçaras”, que será realizado de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. A inscrição é facultada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/04/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024