Pesquisar No Site
Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade
Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade
O último sábado, dia 14, foi dia de atividade letiva nas unidades escolares de Caraguatatuba. Com temática livre, as unidades desenvolveram diversas abordagens e atividades buscando ampliar a participação das famílias na vida escolar dos alunos.

#PraCegoVer: Em destaque a palestrante professora Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos Silva, durante sua participação na unidade EMEFEBS Ricardo Luques, em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Em visita à EMEFEBS Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras, a secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou uma palestra sobre a Educação em Libras, proferida pela professora universitária Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos Silva, que contou com diversas dinâmicas e atividades interativas entre os participantes.
Durante a palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre as formas de interação entre os surdos e ouvintes, principalmente no ambiente escolar. Todo o evento contou com a interpretação em Libras.
Uma atividade muito interessante foi proposta, onde os alunos surdos da unidade se comunicaram com os participantes ouvintes, lhes determinando a tarefa de encontrar tampinhas de garrafa de cores específicas, que foram espalhadas pelo chão. Os participantes dançavam em volta das tampas enquanto a música tocava, e ao ser pausada, o sinal referente à cor era feito e eles precisavam compreender a cor da tampinha que deveriam encontrar.

#PraCegoVer: A secretária de Educação, Márcia Paiva, posa para foto com equipe da EMEFEBS Ricardo Luques, em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Alguns participantes tiveram mais facilidade do que outros, pelo fato de estarem inseridos em um ambiente onde Libras é utilizada, demonstrando a importância da difusão do conhecimento a todos.
Dentro os sinais ensinados durante a palestra, um de extrema importância foi o da ‘empatia’, conforme comentou a palestrante: “É necessário se atentar e deixar que o próximo se comunique e nos ensine valores, pois assim podemos nos colocar no lugar um do outro”, disse.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou a importância da abordagem com a comunidade escolar. “Conhecimento é sempre bem-vindo. Aprender Libras é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, facilitando a integração social. Ter a sensação de se sentir excluído por não conseguir entender uma conversa é desconfortável para qualquer indivíduo. Além disso, saber se comunicar por meio da Libras garante o respeito do surdo como cidadão”,disse.
Finalizando as atividades, os alunos da unidade escolar prepararam apresentações musicais, sempre com interpretação em Libras, como forma de inclusão de todos os presentes, amigos, familiares e funcionários da escola.
Veja Também Recentes
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu a visita do coordenador da Defesa Civil de Piquete, Maxwell Abreu Rodrigues de Azevedo, e do vice-coordenador Capitão da Policia Militar, Paulo Cesar Gonçalves de Alvarenga, na quinta-feira (27). Piquete fica a 198 km de distância de Caraguatatuba e de acordo com o último
CUCCA: Fundacc lança nova ferramenta para mapear e fortalecer cultura em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) dá um passo importante para o desenvolvimento artístico e cultural do município com o lançamento oficial do CUCCA – Cadastro Unificado de Artistas e Coletivos de Caraguatatuba. A ferramenta entra em operação nesta quarta-feira (26/8) e será um dos principais instrumentos para
Prova de ciclismo altera trânsito nos Contornos da Tamoios neste domingo
Os Contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios serão totalmente interditados no domingo (16), das 4h às 11h, para a realização de uma etapa do BTG Pactual Bike Series. A prova deve reunir cerca de 900 ciclistas no trecho entre Caraguatatuba e São Sebastião. Durante o período, todos os
Defesa Civil recebe projetos de estudantes do IFSP para áreas de risco no Casa Branca
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu, na última terça-feira (25), 22 estudantes do 8º semestre do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, que apresentaram projetos com soluções para áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos no Jardim Casa Branca. Os alunos participam de
CaraguaPrev realiza prova de vida de aposentados e pensionista aniversariantes de setembro até dia 30
Segurados ativos e inativos do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de setembro devem realizar o recadastramento anual obrigatório até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.