Pesquisar No Site

Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade

Publicado em: 16/05/2022
CAPAEscola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade
Escola de Caraguatatuba promove atividades em Libras para ampliar a participação da comunidade

O último sábado, dia 14, foi dia de atividade letiva nas unidades escolares de Caraguatatuba. Com temática livre, as unidades desenvolveram diversas abordagens e atividades buscando ampliar a participação das famílias na vida escolar dos alunos.

#PraCegoVer: Em destaque a palestrante professora Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos Silva, durante sua participação na unidade EMEFEBS Ricardo Luques, em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Em visita à EMEFEBS Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras, a secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou uma palestra sobre a Educação em Libras, proferida pela professora universitária Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos Silva, que contou com diversas dinâmicas e atividades interativas entre os participantes.

Durante a palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre as formas de interação entre os surdos e ouvintes, principalmente no ambiente escolar. Todo o evento contou com a interpretação em Libras.

Uma atividade muito interessante foi proposta, onde os alunos surdos da unidade se comunicaram com os participantes ouvintes, lhes determinando a tarefa de encontrar tampinhas de garrafa de cores específicas, que foram espalhadas pelo chão. Os participantes dançavam em volta das tampas enquanto a música tocava, e ao ser pausada, o sinal referente à cor era feito e eles precisavam compreender a cor da tampinha que deveriam encontrar.

#PraCegoVer: A secretária de Educação, Márcia Paiva, posa para foto com equipe da EMEFEBS Ricardo Luques, em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Alguns participantes tiveram mais facilidade do que outros, pelo fato de estarem inseridos em um ambiente onde Libras é utilizada, demonstrando a importância da difusão do conhecimento a todos.

Dentro os sinais ensinados durante a palestra, um de extrema importância foi o da ‘empatia’, conforme comentou a palestrante: “É necessário se atentar e deixar que o próximo se comunique e nos ensine valores, pois assim podemos nos colocar no lugar um do outro”, disse.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou a importância da abordagem com a comunidade escolar. “Conhecimento é sempre bem-vindo. Aprender Libras é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação, facilitando a integração social. Ter a sensação de se sentir excluído por não conseguir entender uma conversa é desconfortável para qualquer indivíduo. Além disso, saber se comunicar por meio da Libras garante o respeito do surdo como cidadão”,disse.

Finalizando as atividades, os alunos da unidade escolar prepararam apresentações musicais, sempre com interpretação em Libras, como forma de inclusão de todos os presentes, amigos, familiares e funcionários da escola.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

Na última sexta-feira (22), o ginásio do Morro do Algodão recebeu as partidas pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal, onde dois times garantiram sua vaga nas quartas de final. O time Eduardo Stadium brilhou ao marcar 10 gols contra os adversários Borussia, garantindo assim sua

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
GCM fecha balanço com mais de 3 mil ações em fevereiro
GCM fecha balanço com mais de 3 mil ações em fevereiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de fevereiro 3.064 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 57 ações em apoio às secretarias municipais, 10 ocorrências, 76 ocorrências resolvidas no local, dois indivíduos presos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos

Diante do aumento de casos de dengue em território nacional, o uso de repelente é indicado para reforçar a prevenção contra as picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A dermatologista da rede municipal de saúde, Aline Bortoliero, dá orientações sobre a forma adequada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Alunos do Módulo fazem visita técnica noturna ao Parque do Juqueriquerê
Alunos do Módulo fazem visita técnica noturna ao Parque do Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na noite de quinta-feira (14) a visita técnica de 15 alunos do Módulo Centro Universitário, que fizeram uma vivência prática no local. A visita dos alunos do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas foi supervisionada pelo professor Dr. Fernando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024