Pesquisar No Site

Caraguatatuba disponibiliza 28 vagas para Campanha de Doação de Sangue no dia 13 de maio

Publicado em: 05/05/2022
Caraguatatuba disponibiliza 28 vagas para Campanha de Doação de Sangue no dia 13 de maio
Caraguatatuba disponibiliza 28 vagas para Campanha de Doação de Sangue no dia 13 de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), em parceria com o Hemonúcleo de São José dos Campos, promoverá mais uma campanha de doação de sangue, no dia 13 de maio (sexta-feira), com 28 vagas disponíveis.

A campanha tem objetivo de levar doadores ao Hemonúcleo de forma gratuita e incentivar a doação de sangue. A coleta é de responsabilidade do banco de sangue. A saída será às 7h, em frente ao CEM-CEO, no bairro Jardim Primavera.

A Campanha é aberta a qualquer pessoa para participação, preferencialmente da área da enfermagem de qualquer instituição de saúde do município, mas quem tiver interesse pode entrar em contato até às 14h, do dia 12 (quinta-feira), no telefone (12) 3897-3500.

#PraCegoVer: Mulher sentada em cadeira durante doação de sangue (Foto: Divulgação/PMC)

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais. É necessário pesar no mínimo 50 kg. O responsável legal deve apresentar documento original com foto e preencher o formulário de autorização.

Quem testou positivo para Covid-19 e teve sintomas, pode doar 10 dias após a completa recuperação. No caso de testar positivo para Covid-19 e não ter sintomas, doar 10 dias após a data da realização do teste. Quem teve contato com alguém com Covid, pode doar sete dias após o último contato, desde que não tenha apresentado sintomas. Se fez isolamento voluntário ou por orientação médica, deve esperar o término do tempo indicado de isolamento e doar após testar negativo para Covid-19.

É necessário estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto. Não precisa estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos como leite, manteiga, ovos, frituras e frios, nas três horas que antecedem a doação. Ter repousado por, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas.

Não pode doar temporariamente pessoas com gripe, resfriado, infecção, febre, diarreia ou alergia, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, vacinas: Covid-19/Sinovac/Butantan (doar 48 horas após cada dose), Gripe e Hepatite (doar após 48 horas). Covid-19/AstraZeneca/Fiocruz (doar 7 dias após cada dose)  e Febre amarela (doar após 1 mês), transfusão de sangue nos últimos 12 meses, tatuagem, piercing e micropigmentação nos últimos 12 meses e aplicação de botox nos últimos 3 meses, comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, endoscopia e colonoscopia: somente após 6 meses da realização do exame, gravidez: parto normal (aguardar 3 meses), cesariana (aguardar 6 meses) e aborto (3 meses). Mulheres amamentando só devem doar 12 meses após o parto.

Não podem doar definitivamente pessoas com hepatite viral após os 11 anos de idade, ter tido Malária, Doença de Chagas, Epilepsia e Câncer, uso de drogas injetáveis ilícitas, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II.

Caraguatatuba já possui também um grupo que mensalmente reúne voluntários para doação de sangue. Quem tiver interesse pode participar do grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Bahjm5zPTWa1rQxuBBAcV3.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Concurso de Fotografia para o 'Dia do Observador de Aves' encerra nesta sexta-feira
Concurso de Fotografia para o ‘Dia do Observador de Aves’ encerra nesta sexta-feira

O Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, segue aberto até esta sexta-feira (26). O evento, que será realizado no dia 16 de maio, marcará a primeira celebração na cidade, uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 24/04/2024