Pesquisar No Site
Resultado da ADL em 4% coloca Caraguatatuba em situação de risco para epidemia de dengue

Resultado da ADL em 4% coloca Caraguatatuba em situação de risco para epidemia de dengue
A partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, intensificará as ações de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Até o momento, o município registrou 61 casos positivos.
A preocupação é devido ao aumento de casos e do resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pelos agentes do controle de dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) durante o mês de abril. O índice obtido foi de 4% considerado a média para o município. A atenção vai para região sul que registrou taxa de 8,4%.
De acordo com o Ministério da Saúde, o índice menor que 1,0% é considerado satisfatório; de 1,1% a 3,9%, o município entra em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

#PraCegoVer: Agentes avaliam residência com área em obra; há diversos materiais de construção (Foto: Luis Gava/PMC)
As atividades de combate ao criadouro do mosquito iniciam no bairro Golfinhos, com vistorias e a eliminação de criadouros em imóveis residenciais e comerciais da cidade. Já no bairro Porto Novo, onde foram registrados mais casos positivos, é realizada a nebulização com inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde.
Os agentes de controle visitarão as casas para avaliar possíveis criadouros e orientar os moradores sobre a importância de evitar água parada, realizando uma limpeza periódica em reservatórios e qualquer local que possa acumular água, mantendo-o totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito.
Nos meses de maio e junho, as visitas ocorrerão na área de cobertura das Unidades Básicas de Saúde nos bairros Golfinhos, Morro do Algodão, Porto Novo, Barranco Alto, Travessão e Perequê-Mirim em conjunto com os agentes comunitários de saúde.
Casos
De acordo com a Secretaria de Saúde, Caraguatatuba já registrou quase o mesmo número de casos de dengue em 2022, que no ano passado inteiro. São 55 casos até abril deste ano, contra 72 do ano todo de 2021; um aumento de quase 100% se comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. Até o momento nenhum óbito foi registrado.
Veja Também Recentes

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (22), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a