Pesquisar No Site

Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem

Publicado em: 03/05/2022
Destaques
Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem
Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem

Pais, familiares, amigos e professores lotaram o plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba na noite de segunda-feira (2) para acompanhar a solenidade de posse e diplomação dos 15 alunos das redes municipal e privada de ensino, e seus respectivos suplentes, na 4ª edição do projeto Câmara Jovem.

#PraCegoVer: A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, posa com jovem vereador e com o presidente da Câmara, Tato Aguilar, na solenidade de posse (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

A Câmara Jovem Caraguatatubense, instituída pelo Programa Jovem Legislador, tem o objetivo de oferecer aos jovens estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência de processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

A solenidade de posse foi conduzida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), que emocionado, ressaltou sua satisfação pessoal pelo projeto e parabenizou os alunos, seus familiares e todos os envolvidos no projeto.

Após a composição da mesa pelas autoridades e pelos jovens vereadores, titulares e suplentes entoaram o termo de compromisso, sendo o ato de posse declarado pelo presidente da Câmara. Com a diplomação dos titulares e suplentes, cada um dos 15 eleitos dirigiu-se à tribuna para uma breve apresentação.

Na sequência, o grupo se reuniu para eleger a própria mesa diretora, que terá a seguinte composição nesta 4ª edição: Sabrina Garcia Gonçalves, da EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, que presidirá a Câmara Jovem; Mariana Natali de Oliveira Farias, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, eleita como vice-presidente; como 1ª e 2º secretários, assumem os alunos Yohana Yuki Correa, do CBIC e Caio Henrique Bezerra, da EMEF Profº Euclydes Ferreira.

#PraCegoVer: Mesa composta por autoridades durante a solenidade de posse da Câmara Jovem de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/CMC)

Em prosseguimento à cerimônia, a presidente da Câmara Jovem, Sabrina Gonçalves, em sua primeira participação, convidou a secretária municipal de Educação, Márcia Paiva, para fazer uso da palavra. Em sua fala a secretária expressou sua satisfação e alegria com a retomada do projeto, após o período de pandemia. Cumprimentou o vice-prefeito, Dr. José Ernesto, que no ato de solenidade representou o prefeito municipal, Aguilar Junior, e a todas as autoridades presentes. Ela parabenizou o presidente Tato Aguilar pelo sucesso do projeto, que já alcançou proposituras aprovadas na Câmara, com implementação de projeto na rede municipal de ensino. Cumprimentou também os professores orientadores, equipes gestoras e todos os presentes.

A secretária destacou a importância da participação dos pais e familiares na vida escolar, ressaltou que esse foi um legado positivo da pandemia, que por necessidade, trouxe os pais para mais próximo das atividades escolares. “Essa parceria é de extrema importância e temos procurado conscientizar a todos sobre a importância de que seja mantida”, disse.

Aos jovens vereadores, ela expressou sua alegria em partilhar desse importante momento, que certamente fará muita diferença em suas vidas e sua formação.

O projeto Câmara Jovem de Caraguatatuba é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária, Márcia Paiva, do setor de Programas e Projetos, além das equipes gestoras e professores orientadores das unidades escolares envolvidas.

Participam dessa legislatura as seguintes unidades escolares municipais: EMEF Profª Antonia Antunes Arouca; EMEF Profª Jane Urbano Focesi; EMEF Profº Euclydes Ferreira; EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira; EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira; Emef Prof. Antônio Freitas de Avelar; Emef Profª Maria Aparecida Ujio; CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz; EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz; EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho; EMEF Profº Luis Silvar do Prado. Da rede privada participam os colégios Objetivo, Tableau e CBIC.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos  A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024