Pesquisar No Site

Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem

Publicado em: 03/05/2022
Destaques
Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem
Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem

Pais, familiares, amigos e professores lotaram o plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba na noite de segunda-feira (2) para acompanhar a solenidade de posse e diplomação dos 15 alunos das redes municipal e privada de ensino, e seus respectivos suplentes, na 4ª edição do projeto Câmara Jovem.

#PraCegoVer: A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, posa com jovem vereador e com o presidente da Câmara, Tato Aguilar, na solenidade de posse (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

A Câmara Jovem Caraguatatubense, instituída pelo Programa Jovem Legislador, tem o objetivo de oferecer aos jovens estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência de processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

A solenidade de posse foi conduzida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), que emocionado, ressaltou sua satisfação pessoal pelo projeto e parabenizou os alunos, seus familiares e todos os envolvidos no projeto.

Após a composição da mesa pelas autoridades e pelos jovens vereadores, titulares e suplentes entoaram o termo de compromisso, sendo o ato de posse declarado pelo presidente da Câmara. Com a diplomação dos titulares e suplentes, cada um dos 15 eleitos dirigiu-se à tribuna para uma breve apresentação.

Na sequência, o grupo se reuniu para eleger a própria mesa diretora, que terá a seguinte composição nesta 4ª edição: Sabrina Garcia Gonçalves, da EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, que presidirá a Câmara Jovem; Mariana Natali de Oliveira Farias, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, eleita como vice-presidente; como 1ª e 2º secretários, assumem os alunos Yohana Yuki Correa, do CBIC e Caio Henrique Bezerra, da EMEF Profº Euclydes Ferreira.

#PraCegoVer: Mesa composta por autoridades durante a solenidade de posse da Câmara Jovem de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/CMC)

Em prosseguimento à cerimônia, a presidente da Câmara Jovem, Sabrina Gonçalves, em sua primeira participação, convidou a secretária municipal de Educação, Márcia Paiva, para fazer uso da palavra. Em sua fala a secretária expressou sua satisfação e alegria com a retomada do projeto, após o período de pandemia. Cumprimentou o vice-prefeito, Dr. José Ernesto, que no ato de solenidade representou o prefeito municipal, Aguilar Junior, e a todas as autoridades presentes. Ela parabenizou o presidente Tato Aguilar pelo sucesso do projeto, que já alcançou proposituras aprovadas na Câmara, com implementação de projeto na rede municipal de ensino. Cumprimentou também os professores orientadores, equipes gestoras e todos os presentes.

A secretária destacou a importância da participação dos pais e familiares na vida escolar, ressaltou que esse foi um legado positivo da pandemia, que por necessidade, trouxe os pais para mais próximo das atividades escolares. “Essa parceria é de extrema importância e temos procurado conscientizar a todos sobre a importância de que seja mantida”, disse.

Aos jovens vereadores, ela expressou sua alegria em partilhar desse importante momento, que certamente fará muita diferença em suas vidas e sua formação.

O projeto Câmara Jovem de Caraguatatuba é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária, Márcia Paiva, do setor de Programas e Projetos, além das equipes gestoras e professores orientadores das unidades escolares envolvidas.

Participam dessa legislatura as seguintes unidades escolares municipais: EMEF Profª Antonia Antunes Arouca; EMEF Profª Jane Urbano Focesi; EMEF Profº Euclydes Ferreira; EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira; EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira; Emef Prof. Antônio Freitas de Avelar; Emef Profª Maria Aparecida Ujio; CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz; EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz; EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho; EMEF Profº Luis Silvar do Prado. Da rede privada participam os colégios Objetivo, Tableau e CBIC.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba faz atendimento móvel no bairro Golfinhos
CCZ de Caraguatatuba faz atendimento móvel no bairro Golfinhos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promoveu no último sábado (2), a pedido da Associação de Amigos de Bairro do Golfinhos, atendimento de 30 cães e gatos, na sede da Associação. Os animais estavam previamente agendados e foram levados pelos seus proprietários e a equipe do CCZ

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/03/2024
Parceria entre Prefeitura e Centro Universitário Módulo propicia estágio aos alunos de fisioterapia
Parceria entre Prefeitura e Centro Universitário Módulo propicia estágio aos alunos de fisioterapia

Alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Módulo foram recebidos na última semana na Secretaria Municipal de Educação para uma ação de cuidado às mulheres. Recepcionados pela secretária de Educação, Márcia Paiva, o evento marca o início da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Curso de Fisioterapia,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Caraguatatuba está com 205 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 205 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou o quadro de vagas de emprego para 205 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados devem comparecer das

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 28/02/2024
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos

Diante do aumento de casos de dengue em território nacional, o uso de repelente é indicado para reforçar a prevenção contra as picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A dermatologista da rede municipal de saúde, Aline Bortoliero, dá orientações sobre a forma adequada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024