Pesquisar No Site
Ciapi: Idosos e PcD participam de visita monitorada no Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Ciapi: Idosos e PcD participam de visita monitorada no Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Um dos lugares mais aprazíveis e bonitos de Caraguatatuba, o Parque Estadual Serra do Mar recebeu um grupo de 50 usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), entre idosos e pessoas com deficiência (PcD), para uma visita monitorada, na última sexta-feira (18).

#PraCegoVer: Imagem da esquerda – Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. A fisioterapeuta e coordenadora do Ciapi, Karina Melo, auxilia Rogério de Júlio (PcD) a tomar banho na piscina de água natural em uma das trilhas do Parque. – Imagem da direita: Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Idosos e PcDs posam para foto com profissionais do Ciapi (Foto: Divulgação/PMC)
Desde 2019, o Parque conta com uma trilha acessível, a Trilha das Palmeiras, que permite idosos e PcD percorrerem um caminho de 1 km, observando mata, animais e insetos nativos da Mata Atlântica, terminando em uma piscina natural de água doce.
Um dos que usufruiu dessa trilha foi Rogério de Júlio, 33 anos, que faz uso de cadeira de rodas. No percurso, o rapaz avistou alguns pássaros e, ao final, entrou na piscina, auxiliado pela fisioterapeuta e coordenadora do Ciapi, Karina Melo, e cuidadores da entidade.
“Passei uma tarde maravilhosa no parque. Poder sair da cadeira de rodas e entrar na água foi uma delícia e espero repetir mais vezes”, afirmou.

#PraCegoVer:) Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Idosos entre homens e mulheres andam por uma das trilhas do Parque (Foto: Luiz Gava/PMC)
Para o casal Sueli e Antônio Machado, 72 e 77 anos, que não conhecia o Parque, o momento de lazer foi novidade. “Moramos há 14 anos em Caraguatatuba e não conhecíamos a reserva. Lá, pudemos apreciar as belezas da natureza preservada. Terminamos o passeio confraternizando com um lanche e canto e foi muito alto astral”, contou.
Outra dupla que curtiu a recreação foi Paula e Celso Luiz Tosetto, 60 e 61 anos. “O dia estava bonito e vimos espécies de borboletas lindas no caminho. Foi um momento de diversão e para limpar a mente das preocupações”, disse a esposa.
O Ciapi é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, que, por meio do Centro Dia e do Centro de Convivência, proporciona atividades que promovam uma vida saudável e ativa aos idosos e Pcd.
Veja Também Recentes
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba entra na última quinzena
O Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Caraguatatuba (Refis – LC 152/2026 – anistia) entra na última quinzena. Os Contribuintes podem requisitar o benefício de forma presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (19). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Campeonato Municipal de Futebol Amador começa com 13 vitórias e quatro empates em Caraguatatuba
A bola voltou a rolar e, com ela, uma das competições mais tradicionais e aguardadas do calendário esportivo de Caraguatatuba. O Campeonato Municipal de Futebol Amador 2026 teve sua rodada de abertura no último domingo (2), reunindo atletas, dirigentes e torcedores nos campos do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug),
Prova de ciclismo altera trânsito nos Contornos da Tamoios neste domingo
Os Contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios serão totalmente interditados no domingo (16), das 4h às 11h, para a realização de uma etapa do BTG Pactual Bike Series. A prova deve reunir cerca de 900 ciclistas no trecho entre Caraguatatuba e São Sebastião. Durante o período, todos os
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último fim de semana (22 e 23) a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, na Praia da Cocanha. A competição reuniu 344 atletas de diferentes cidades, que disputaram partidas em duplas ao longo de dois dias de confrontos. O torneio contou com 16 categorias, das