Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove palestra voltada a tatuadores
Caraguatatuba promove palestra voltada a tatuadores
Cerca de 20 tatuadores participaram da palestra “Tatuagem e Piercing – Aspectos legais e boas práticas”, ministrada pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, nesta terça-feira (05/08) na Videoteca Lucio Braun.

Fotos: Talita Fernanda/PMC
O palestrante, fiscal de Saúde Pública, Fernando Gonçalves Cervantes, afirmou que o principal objetivo da palestra foi a divulgação dos aspectos legais e das boas práticas para evitar a contaminação de doenças como HIV, Sífilis, Herpes e Hepatites B e C.
“Já temos em Caraguatatuba 20 estúdios vistoriados e registrados pela Vigilância Sanitária. Nestas vistorias, estamos sempre em busca da biossegurança e assepsia, voltadas ao conjunto de medidas preventivas destinadas a reduzir o risco de transmissão de doenças infecciosas”, explica Cervantes.
Entre as principais medidas preventivas que devem ser tomadas pelos profissionais da área estão assepsia geral; estrutura física adequada; higienização das mãos; equipamentos de proteção individual; curso de capacitação e atualização; descarte correto dos resíduos de saúde; equipamentos, tintas, insumos e demais produtos adequados e usados com atenção redobrada ao prazo de validade.
O fiscal de Saúde Pública destacou que é proibido o funcionamento de cabines de tatuagem e piercing em sótãos e porões, assim como em edificações insalubres e a execução ao ar livre. O ambiente funcional deve ser livre de objetos estranhos para facilitar a limpeza e organização.
Conforme Lei Estadual n. 9.828/1997, é proibida a realização de tatuagens e aplicação de bodypiercing em menores de 18 anos. Se flagrado, o tatuador será autuado pela prática ilegal.
Veja Também Recentes
Secretaria de Administração convoca 33 bolsistas do PEAD para manutenção dos bairros de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba convocou mais 33 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer nesta quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no
Nota Oficial
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, por determinação judicial do juiz Eduardo de França Helene, foi autorizada a realização da 1ª Marcha da Maconha no município. O governo acredita que por se tratar de um tema sensível e de grande impacto social, seria adequado promover um fórum aberto à
Fim de semana com shows, gincana, filme e atividades variadas encerram Semana de Valorização à Pessoa Idosa em Caraguatatuba
A manhã com sol e céu azul contribuiu para tornar o encerramento da Semana de Valorização à Pessoa Idosa, na base do programa Praia Acessível, em Caraguatatuba, perfeita, com uma confraternização bem animada no domingo (5). As atividades começaram com aula de ioga com o professor Eduardo Tavolaro, passando por
Governo municipal de Caraguatatuba antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor para 27 de outubro
O ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi antecipado para o dia 27 de outubro (segunda-feira) nas repartições públicas municipais de Caraguatatuba. A data, instituída pelo presidente Getúlio Vargas em 1.943, é comemorada anualmente no dia 28 de outubro. O atendimento ao público continua na terça-feira (28), às 8h30,
Rua de acesso ao Morro Santo Antônio em Caraguatatuba recebe iluminação
Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos executaram a poda de 68 árvores e a supressão de oito para a instalação de iluminação na Rua Benedito Marcos de Souza, no Sumaré, em Caraguatatuba. A via dá acesso ao Morro de Santo Antônio. Até a