Pesquisar No Site
Com fim do sinal analógico Caraguatatuba alerta que o lixo eletrônico também tem destino certo na cidade
Com fim do sinal analógico Caraguatatuba alerta que o lixo eletrônico também tem destino certo na cidade
Preocupada com o fim do sinal analógico que deve acontecer em novembro no estado de São Paulo, a cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte, se adiantou e programou a coleta deste material no município.

Fotos: Luis Gava/PMC
A secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca que implantou recentemente o novo programa de coleta seletiva, divulgou esta semana que o lixo eletrônico também tem destino certo na cidade.
De acordo com o secretário Marcel Giorgeti, equipamentos eletrônicos que não estão sendo utilizados, podem ser descartados junto com o material reciclável, para que seja coletado e levado para as cooperativas de triagem.
Segundo o secretário, com a finalização do término do sinal analógico, a preocupação é que aconteça um “boom” na troca de aparelhos, aumentando o volume no descarte deste material.
Desta forma, Giorgeti alerta, que os equipamentos inutilizados serão coletados, nos dias programados da coleta seletiva nos bairros, e destinados para desmonte nas cooperativas da cidade.
Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.
O secretário esclarece que com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Fotos: Luis Gava/PMC
“Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro”, ressaltou.
De acordo com a ONU, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. A cada ano o Brasil descarta aproximadamente 100 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
Exemplos de lixo eletrônico: computadores, telefones celulares e baterias, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros.
Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897.2530 – ou em sua sede à Rua Santos Dumont – 502 – Centro.
Veja Também Recentes
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê promove programação especial com rodas de conversa e exposições
Os visitantes do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê em Caraguatatuba podem aproveitar uma programação especial nas próximas semanas. Com rodas de conversa e diversas exposições abertas ao público, as atividades buscam valorizar a educação ambiental, a cultura caiçara e o protagonismo de iniciativas locais voltadas à preservação da natureza. No
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades
A delegação de Caraguatatuba embarca rumo a São João da Boa Vista para participar da final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2025, entre os dias 23 e 28 de outubro. O município será representado por cerca de 30 integrantes, entre atletas e equipe técnica, nas modalidades de dança
Copa Brasil de BMX movimenta Caraguatatuba no fim de semana
A Pista de Bicicross ‘Ton Ferreira’, no centro de Caraguatatuba, ficou lotada no último domingo (28), em uma das etapas da Copa Brasil de BMX, evento nacional válido para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), classe C2. A competição, realizada pela JR Esportes com supervisão da Federação Paulista
Inscrições para regente da Banda Municipal Carlos Gomes estão abertas até dia 7
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro para execução cultural de Regente-Gestor para conduzir a Banda Municipal Carlos Gomes, conforme o Plano de Trabalho de 2026. O edital e o formulário para inscrição estão disponíveis no link linktr.ee/fundacc. Com carga
Nota Oficial –
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, não há registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. As unidades de saúde seguem rigorosamente os protocolos definidos pelos órgãos técnicos de saúde para o atendimento de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da ingestão de bebida alcoólica