Pesquisar No Site
Com fim do sinal analógico Caraguatatuba alerta que o lixo eletrônico também tem destino certo na cidade

Com fim do sinal analógico Caraguatatuba alerta que o lixo eletrônico também tem destino certo na cidade
Preocupada com o fim do sinal analógico que deve acontecer em novembro no estado de São Paulo, a cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte, se adiantou e programou a coleta deste material no município.

Fotos: Luis Gava/PMC
A secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca que implantou recentemente o novo programa de coleta seletiva, divulgou esta semana que o lixo eletrônico também tem destino certo na cidade.
De acordo com o secretário Marcel Giorgeti, equipamentos eletrônicos que não estão sendo utilizados, podem ser descartados junto com o material reciclável, para que seja coletado e levado para as cooperativas de triagem.
Segundo o secretário, com a finalização do término do sinal analógico, a preocupação é que aconteça um “boom” na troca de aparelhos, aumentando o volume no descarte deste material.
Desta forma, Giorgeti alerta, que os equipamentos inutilizados serão coletados, nos dias programados da coleta seletiva nos bairros, e destinados para desmonte nas cooperativas da cidade.
Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.
O secretário esclarece que com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Fotos: Luis Gava/PMC
“Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro”, ressaltou.
De acordo com a ONU, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. A cada ano o Brasil descarta aproximadamente 100 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
Exemplos de lixo eletrônico: computadores, telefones celulares e baterias, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros.
Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897.2530 – ou em sua sede à Rua Santos Dumont – 502 – Centro.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas