Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba realiza capacitação para professores alfabetizadores
Educação de Caraguatatuba realiza capacitação para professores alfabetizadores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última quarta-feira (16) o primeiro encontro formativo do Programa Professor Alfabetizador de 2022. Ao todo, participam 75 alfabetizadores do ensino fundamental que lecionam nas séries do primeiro ano. Os encontros são realizados semanalmente, intercalando entre presencial e online. O programa tem duração de fevereiro a dezembro.

#PraCegoVer: Ao microfone, os professores Lindalva e Tiago, facilitadores do programa Professor Alfabetizador (Foto: Lais Fontes/PMC)
O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas com o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades de leitura e escrita com compreensão.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o processo de alfabetização vai muito além dos conteúdos a serem ensinados. Sua complexidade exige que o docente conheça a estrutura e o funcionamento da língua. “É indispensável que os educadores estejam familiarizados com as características e as implicações das etapas do desenvolvimento de uma criança, as competências que os alunos deverão adquirir ao final de um ano letivo, os métodos de alfabetização existentes e as abordagens de avaliação da aprendizagem”, disse.
Participação da família
Além da função da escola na alfabetização infantil, é de fundamental importância a participação da família durante seu desenvolvimento. Quanto maior a participação familiar no ensino, mais interessada a criança se torna no aprendizado.
O estímulo aos hábitos de leitura e escrita facilitam o desenvolvimento e são fundamentais para despertar, desde cedo, o interesse e a alegria pela leitura. A família também pode colaborar explicando e exemplificando o quão fundamentais são essas habilidades para a vida.
O programa Professor Alfabetizador é conduzido pelos professores Tiago e Lindalva do setor de Apoio Pedagógico, sob supervisão do professor Luiz Henrique.
Veja Também Recentes
Fundo Social abre inscrições para workshop de Costura Criativa em Caraguatatuba
Estão abertas as inscrições para duas turmas para um workshop curso de Costura Criativa, realizadas pelo Fundo Social de Caraguatatuba. Uma turma terá aula no dia 23 de março, segunda-feira das 13h30 às 16h30 e a outra, no dia 25, quarta-feira, no mesmo horário. Cada uma com 15 vagas. Os
Caraguatatuba é vice-campeã do Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária por adotar soluções tecnológicas
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu o troféu de vice-campeão do 8º Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária 2026 da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). Em março, a entidade anunciou que o CaraguaPrev foi 2º colocado na categoria Transformação Digital do
Caraguatatuba divulga candidatos aptos e inaptos para eleição do CMDU 2026/2027
A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o comunicado oficial com o deferimento e indeferimento das candidaturas para a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), referente ao biênio 2026/2027. O resultado pode ser consultado no Diário Oficial do município clicando aqui. O processo busca preencher as quatro vagas destinadas a
Banda Municipal Carlos Gomes comemora aniversário com concerto especial no Teatro Mario Covas
A Banda Municipal Carlos Gomes, de Caraguatatuba, apresenta nesta quarta-feira (15/4), às 20h30, no Teatro Mario Covas, um concerto especial com entrada gratuita em comemoração ao seu aniversário de 62 anos. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro com até uma hora de antecedência e têm como sugestão
Prefeitura de Caraguatatuba reforça 11 funções com mais 21 aprovados do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 21 aprovados de 11 cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (18, 19 e 20/3), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de