Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba realiza capacitação para professores alfabetizadores
Educação de Caraguatatuba realiza capacitação para professores alfabetizadores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última quarta-feira (16) o primeiro encontro formativo do Programa Professor Alfabetizador de 2022. Ao todo, participam 75 alfabetizadores do ensino fundamental que lecionam nas séries do primeiro ano. Os encontros são realizados semanalmente, intercalando entre presencial e online. O programa tem duração de fevereiro a dezembro.

#PraCegoVer: Ao microfone, os professores Lindalva e Tiago, facilitadores do programa Professor Alfabetizador (Foto: Lais Fontes/PMC)
O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas com o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades de leitura e escrita com compreensão.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o processo de alfabetização vai muito além dos conteúdos a serem ensinados. Sua complexidade exige que o docente conheça a estrutura e o funcionamento da língua. “É indispensável que os educadores estejam familiarizados com as características e as implicações das etapas do desenvolvimento de uma criança, as competências que os alunos deverão adquirir ao final de um ano letivo, os métodos de alfabetização existentes e as abordagens de avaliação da aprendizagem”, disse.
Participação da família
Além da função da escola na alfabetização infantil, é de fundamental importância a participação da família durante seu desenvolvimento. Quanto maior a participação familiar no ensino, mais interessada a criança se torna no aprendizado.
O estímulo aos hábitos de leitura e escrita facilitam o desenvolvimento e são fundamentais para despertar, desde cedo, o interesse e a alegria pela leitura. A família também pode colaborar explicando e exemplificando o quão fundamentais são essas habilidades para a vida.
O programa Professor Alfabetizador é conduzido pelos professores Tiago e Lindalva do setor de Apoio Pedagógico, sob supervisão do professor Luiz Henrique.
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 94 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (12). Ao todo, estão disponíveis 94 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico são prorrogadas em dois segmentos
As inscrições para a composição do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba (CMSB) para o biênio 2026/2027 foram prorrogadas para dois segmentos: prestadores de serviços relacionados à coleta e manejo de resíduos sólidos (Pessoas Jurídicas) e usuários de serviços de saneamento básico (Pessoas Físicas). O edital de prorrogação pode
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da
Caraguatatuba promove VIII Fórum de Apoio à Amamentação em comemoração ao Agosto Dourado
Em apoio à campanha Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Caraguatatuba e a Universidade de Taubaté (Unitau) realizam, no dia 19 de agosto, o VIII Fórum de Apoio à Amamentação das 13h às 17h, no Auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – campus Caraguatatuba.
Banco de Alimentos reúne produtores e instituições em celebração aos 9 anos de atuação em Caraguatatuba
Nesta sexta-feira (28), o Centro Universitário Módulo, campus Martim de Sá, recebeu a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação contou com depoimentos de representantes da agricultura familiar e da pesca, apresentações culturais da Casa