Pesquisar No Site
Final de semana pode ter chuvas de até 250 mm, alerta Defesa Civil de Caraguatatuba

Final de semana pode ter chuvas de até 250 mm, alerta Defesa Civil de Caraguatatuba
Alerta emitido pela Defesa Civil prevê chuvas que podem chegar a 250 milímetros até domingo (30) em todo Litoral Norte. Este volume representa quase que a totalidade esperada para todo o mês de janeiro que é de 297,9 mm.
Caraguatatuba encontra-se em estado de alerta dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), desde o início do ano, após chuvas fortes e deslizamentos ocorridos no dia 30 de dezembro de 2021. As equipes da Prefeitura estão de prontidão para o caso de alguma eventualidade.

#PraCegoVer: Arte
No início do ano a Coordenadoria da Defesa Civil de Caraguatatuba já havia alertado que o acumulado de janeiro poderia ultrapassar o previsto para todo o mês em até 150 mm.
A orientação à população de áreas de risco é que se mantenha de prontidão, com documentos pessoais e medicamentos de uso contínuo sempre à mão na necessidade de remoção ou evacuação imediata. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas de risco e 54 setores.
O alerta aponta a importância de se ter atenção especial para as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
O coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, reforça a necessidade de “cautela frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados com alagamentos e, principalmente, os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.
A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Em situação de alagamento, a orientação também é para a saída das casas caso a água comece a subir.
A Prefeitura tem realizado limpeza de valas e valões, além de investir em obras de drenagem para que o escoamento de águas de chuvas possa ocorrer de forma mais ágil.
“Pedimos que a população não enfrente áreas alagadas a pé e nem de carro. Acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193”, reforça Campos Junior.
PPDC e PPDC-R
É importante ressaltar que teve início no dia 1º de dezembro de 2021 o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R). Eles vigoram até o dia 31 de março devido às chuvas de verão e tem como objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam suas moradias.
Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, deve-se cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.
Sendo assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalada uma estação (raio de 20 Km de alcance) na Martim de Sá para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).
Veja Também Recentes

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do