Pesquisar No Site
Prefeitura inicia obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha

Prefeitura inicia obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, deu início às obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha. O acesso ao farol é existente, mas é precário e impossibilita a visita de pessoas.
As obras serão executadas pela empresa Hebrom Construções – LTDA e têm prazo de 24 meses para serem concluídas. O investimento total é de R$ 4.182.674,74. As despesas com as obras são dividas entre o convênio com o Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias Turísticas (Dadetur) e o município.

#PraCegoVer: Imagem mostra o projeto do farol do Morro da Prainha (Foto: Divulgação/PMC)
Com um projeto moderno, futurista e sofisticado, a construção do farol e os serviços de melhoria da trilha visam criar mais um atrativo turístico para a cidade.
Para ter acesso ao farol, o visitante contará com uma escadaria metálica com cinco patamares. Pensando na acessibilidade, o projeto ainda inclui a implantação de elevador acessível inclinado.
A estrutura onde será instalado o farol terá cerca de 20 metros de altura. Ela contará com uma área exclusiva para a administração (recepção e almoxarifado) e banheiros.
Um espaço para exposição também será construído, já que há um projeto de inclusão do Centro de Exposições que contará a história dos faróis do Estado de São Paulo.
Chegar ao topo do farol não será difícil. O visitante terá à disposição uma escada e um elevador. Também serão instalados guarda-corpos com corrimão e em toda a estrutura para garantir a segurança dos visitantes.
Uma parte do piso interno será feita de porcelanato e a outra de concreto polido. Toda a cobertura do novo atrativo turístico será metálica.
Para o paisagismo, ao redor do farol serão utilizados dois tipos de planta. Uma delas é a ave-do-paraíso (ou estrelícia), conhecida pela sua característica exótica de cores vivas. Outra planta a ser utilizada é a alpínia. De fácil cultivo, ela é bem harmoniosa na composição com outras espécies, mas não deixa de ser expressiva na paisagem.
Veja Também Recentes

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às