Pesquisar No Site

Prefeitura inicia obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha

Destaques
Prefeitura inicia obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha
Prefeitura inicia obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, deu início às obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha. O acesso ao farol é existente, mas é precário e impossibilita a visita de pessoas.

As obras serão executadas pela empresa Hebrom Construções – LTDA e têm prazo de 24 meses para serem concluídas. O investimento total é de R$ 4.182.674,74. As despesas com as obras são dividas entre o convênio com o Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias Turísticas (Dadetur) e o município.

#PraCegoVer: Imagem mostra o projeto do farol do Morro da Prainha (Foto: Divulgação/PMC)

Com um projeto moderno, futurista e sofisticado, a construção do farol e os serviços de melhoria da trilha visam criar mais um atrativo turístico para a cidade.

Para ter acesso ao farol, o visitante contará com uma escadaria metálica com cinco patamares. Pensando na acessibilidade, o projeto ainda inclui a implantação de elevador acessível inclinado.

A estrutura onde será instalado o farol terá cerca de 20 metros de altura. Ela contará com uma área exclusiva para a administração (recepção e almoxarifado) e banheiros.

Um espaço para exposição também será construído, já que há um projeto de inclusão do Centro de Exposições que contará a história dos faróis do Estado de São Paulo.

Chegar ao topo do farol não será difícil. O visitante terá à disposição uma escada e um elevador. Também serão instalados guarda-corpos com corrimão e em toda a estrutura para garantir a segurança dos visitantes.

Uma parte do piso interno será feita de porcelanato e a outra de concreto polido. Toda a cobertura do novo atrativo turístico será metálica.

Para o paisagismo, ao redor do farol serão utilizados dois tipos de planta. Uma delas é a ave-do-paraíso (ou estrelícia), conhecida pela sua característica exótica de cores vivas. Outra planta a ser utilizada é a alpínia. De fácil cultivo, ela é bem harmoniosa na composição com outras espécies, mas não deixa de ser expressiva na paisagem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024