Pesquisar No Site

Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta

Publicado em: 03/01/2022
Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta
Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta

Técnicos da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado estiveram neste sábado (1º/1) em Caraguatatuba para vistoriar áreas de risco. Diante do quadro, eles decidiram colocar o município em estado de alerta, o segundo mais restritivo dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).

As avaliações foram em função das chuvas que caíram no último dia 30 de dezembro de 2021, onde, em 24 horas, foram registrados 185 milímetros, o que equivale a 70% do esperado para todo o mês que era de 252,4 mm.

Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta

#PraCegoVer: Técnicos das Defesas Civis e IPA vistoriam áreas em Caraguatatuba (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

As equipes foram acompanhadas pelo coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, e estiveram na Rua Horácio Valério, no bairro Sumaré, na Rua Antônio Raposo Tavares, no Jardim Forest e na Rua Benedito Antônio Oliveira Barbosa, no Jardim Casa Branca.

No Jardim Forest, sete pessoas já haviam saído de forma voluntária de uma casa e de uma unidade habitacional em um condomínio. Conforme o relatório, foram identificadas duas grandes cicatrizes de escorregamento que movimentaram cerca de 400 metros cúbicos de solo e o muro das moradias estão juntos à base do talude.

Moradores relataram que o escorregamento foi registrado perto das 20 horas de quinta-feira, atingindo algumas moradias.

No Jardim Casa Branca o risco é para uma moradia com três moradores, dois adultos e uma criança, que também estão em casa de parentes. Também houve escorregamento e uma grande quantidade de bambu atingiu o fundo da casa, destruindo a cozinha e a área de serviço.

No Sumaré, houve sensibilização de 32 pessoas de sete casas, sendo 23 adultos, cinco crianças e quatro idosos que haviam saído, de forma voluntária, para casas de parentes e vizinhos. No caso de turistas, eles retornaram para o local de origem. Foi identificado que quatro imóveis estão em risco de serem atingidos no caso de novos escorregamentos de terra.

Entre sexta-feira (31/12) e hoje, 15 imóveis foram interditados preventivamente pela Defesa Civil de Caraguatatuba e pela Defesa e IPA do Estado, sendo que 12 famílias (51 pessoas) ficaram desalojadas e foram para casa de parentes e amigos.

As ações de monitoramento devem permanecer, principalmente, porque há previsão de chuvas intensas nos próximos dias.

Defesa Civil e IPA colocam Caraguatatuba em estado de alerta

#PraCegoVer: Técnicos elaboram relatório das áreas de risco (Foto: Divulgação/PMC)

Estiveram presentes nas vistorias o representante da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), tenente Matheus Gonçalves Roncatto, e da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (REPDEC), Wander Firmino Vieira, além da equipe técnica do IPA, o geógrafo Pedro Garignato Basílio Leal e o geólogo Guilherme Nunes Fernandez.

Eles vieram ao município após apresentação do relatório feito pelo coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, em vistorias realizadas pela equipe da Defesa na cidade depois das chuvas.

Pelo PPDC, que vigora de 1º de dezembro a 31 de março devido ao período de chuvas, são quatro estados analisados pela Defesa Civil: observação, atenção, alerta e alerta máximo.

Neste período, todo a equipe da Prefeitura de Caraguatatuba fica de sobreaviso, caso a população precise de atendimento com abrigos, alimentos e mesmo limpeza da cidade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Mutirão de Limpeza de Praia na sexta-feira e convida voluntários para ação no Porto Novo
Caraguatatuba recebe Mutirão de Limpeza de Praia na sexta-feira e convida voluntários para ação no Porto Novo

Nesta sexta-feira (9), das 8h30 às 11h, o bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, recebe mais um Mutirão de Limpeza de Praia. O ponto de encontro será no Quiosque 52 do Alemão. A ação integra o Projeto Tecendo as Águas – Serra, Terra e Mar, realizado pelo Instituto Supereco, com apoio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba capacita servidores em palestra sobre riscos psicossociais da NR-1
Prefeitura de Caraguatatuba capacita servidores em palestra sobre riscos psicossociais da NR-1

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a palestra “Gestão que Protege: O papel dos líderes na prevenção dos riscos psicossociais” para 65 servidores, entre secretários adjuntos, diretores e chefe de seção de várias secretarias na última sexta-feira (16/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 20/10/2026
Ação rápida da GCM recupera motocicleta roubada em Caraguatatuba
Ação rápida da GCM recupera motocicleta roubada em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba recuperou, na manhã desta quarta-feira (7), uma motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de roubo, no bairro Travessão, Nova Caraguá I. Durante patrulhamento de rotina, a equipe recebeu do Centro de Operações Integradas (COI) a informação sobre a localização da motocicleta na

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para limpeza urbana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para limpeza urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a chegada de mais 12 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até quinta-feira (29/10), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Sem categoria Publicado em 27/10/2026
Pai e filho se qualificam juntos e estão entre os 33 formandos do Profissionaliza Caraguá
Pai e filho se qualificam juntos e estão entre os 33 formandos do Profissionaliza Caraguá

Trinta e três alunos concluíram cursos gratuitos de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split e Carpinteiro de Obras, oferecidos pelo programa Profissionaliza Caraguá, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo. A entrega dos certificados foi realizada no Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Porto Novo, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2026