Pesquisar No Site

Exposição no MACC traz história do Grupo Escolar Adaly Coelho Passos

Publicado em: 30/08/2017
DSC_0996
Exposição no MACC traz história do Grupo Escolar Adaly Coelho Passos

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – realiza nesta sexta-feira (1º), às 19h, a vernissage da exposição “Grupo Escolar Adaly Coelho Passos – Educação, História e Reverência”. A mostra faz parte da programação da 11ª Primavera de Museus e atende convocação do Governo Federal através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que este ano trabalha o tema “Museus e suas memórias”.

Exposição no MACC traz história do Grupo Escolar Adaly Coelho Passos

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Carteiras, tinteiros, uniformes, cadernetas escolares, palmatórias, relógios, um pouco de tudo estará exposto para que os visitantes conheçam um pouco mais sobre este que foi o primeiro grupo escolar de Caraguatatuba. Muitos desses materiais foram doados ou emprestados por alunos, professores e funcionários que fizeram parte da comunidade do Adaly.

“Todo material que chegou foi catalogado e esperamos fazer uma exposição para ficar na memória não só dos visitantes, mas de toda essa comunidade que passou por esse colégio que foi um marco em Caraguatatuba”, disse Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, responsável pelo Macc.

De acordo com o diretor do Museu, Alexandre Palaiologos, a exposição ficará aberta até o dia 29 de setembro e a, após sua abertura, poderá ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h.

Ainda conforme ele, durante a exposição serão apresentados ao público fotos, documentos e objetos materiais que mostram o desenvolvimento da Escola/Museu em seus 84 anos de fundação.

 

Início

O Grupo Escolar de Caraguatatuba foi criado por decreto em 11 de abril 1933 e instalado no dia 25 do mesmo mês com quatro classes. Adaly Coelho Passos foi nomeada a primeira professora da unidade. Oito anos depois o grupo passou a funcionar em prédio próprio, onde hoje é o MACC.

Nas comemorações do Centenário de Emancipação Político Administrativa de Caraguatatuba, em 20 de abril de 1957, o Grupo Escolar já tinha 13 classes funcionando em dois períodos, com 539 alunos matriculados.

O Grupo Escolar passou a ser denominada E.E.P.G. Profª Adaly Coelho Passos em 1972, em homenagem a sua primeira professora, sendo que em 1998 se tornou Escola Municipal de Ensino Fundamental. Um ano depois a escola foi desativada e os alunos transferidos para novas unidades escolares.

Entre os anos de 2000 e 2001, o prédio foi adaptado para abrigar o Polo Cultural Adaly Coelho Passos, inaugurado em junho de 2002, e onde hoje funciona o MACC, à rua Altino Arantes, S/N, no Centro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos
Prefeitura de Caraguatatuba, Corpo de Bombeiros e Transpetro se reúnem para tratar de segurança em faixa de dutos

A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras,

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba

Pessoas que desejam conquistar o primeiro emprego contam na próxima terça-feira (16), com um mutirão voltado a este público. A iniciativa é da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A ação será das 9h às 15h, no Teatro Mario Covas. Serão ofertadas 80 vagas,

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 12/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024