Pesquisar No Site
Lei da liberdade econômica é tema de palestra promovida pelo Sebrae no Empreenda Caraguatatuba

Lei da liberdade econômica é tema de palestra promovida pelo Sebrae no Empreenda Caraguatatuba
Muita gente não sabe, mas existe uma lei com regras que visam a redução da burocracia nas atividades econômicas. A Lei da Liberdade Econômica, que foi sancionada em setembro de 2019, foi abordada pelo Sabrae na palestra realizada na tarde desta sexta-feira (3) dentro da programação do Empreenda Caraguatatuba.
As representantes do Sebrae Beatriz Biscalchim e Tatiana Sapla falaram da importância de saber quais direitos o pequeno empresário tem e quais os benefícios que a lei pode proporcionar.
Segundo as palestrantes, a lei tenta facilitar a vida do microempreendedor individual (MEI) e dar mais segurança jurídica aos negócios. Hoje, as MEIs representam 47% da geração de empregos do país. Por isso, elas merecem apoio e instrução, já que muitos desconhecem quais são os direitos.
O Sebrae é um grande incentivador para essas MEIs. Ele oferece apoio para melhoria e crescimento da empresa, principalmente agora com a retomada econômica. Para Tatiana, é impossível falar sobre esse assunto e não pensar nesses microempreendedores.

Palestrante do Sebrae fala sobre legislação à plateia (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
Beatriz conduziu a palestra mostrando ponto a ponto da lei. A liberdade, a intervenção subsidiária, a vulnerabilidade econômica e a “boa fé”. Por exemplo: empresas que exercem uma atividade considerada de baixo risco não precisam mais de alvará para funcionamento. Entretanto, ainda é necessário seguir as regras porque ainda há a fiscalização.
De acordo com a representante do Sebrae, a lei diz que as prefeituras precisam ter leis claras e de fácil compreensão para estimular o pequeno empresário.
Outro detalhe da lei é o direito de arquivar quaisquer documentos por meio digital. Beatriz disse que não é preciso mais guardar papel e que isso também é pensado na sustentabilidade. “Hoje, a possibilidade de armazenar os documentos através de diversos dispositivos é algo muito positivo, rápido e eficaz”.
Por fim, Beatriz explicou que a legislação está a favor dos pequenos empresários e que eles não devem deixá-la de lado. “Procurem mais, conheçam, questionem”, finalizou.
O Sebrae possui um estande próprio no Empreenda Caraguatatuba. Para quem está com dúvidas quanto à lei e assuntos diversos, elas podem ser esclarecidas diretamente com a equipe.
O estande do Sebrae é o 42. Ele está localizado próximo ao auditório onde são realizadas as palestras da feira de empreendedorismo.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre