Pesquisar No Site

Lei da liberdade econômica é tema de palestra promovida pelo Sebrae no Empreenda Caraguatatuba

Publicado em: 03/12/2021
Lei da liberdade econômica é tema de palestra promovida pelo Sebrae no Empreenda Caraguatatuba
Lei da liberdade econômica é tema de palestra promovida pelo Sebrae no Empreenda Caraguatatuba

Muita gente não sabe, mas existe uma lei com regras que visam a redução da burocracia nas atividades econômicas. A Lei da Liberdade Econômica, que foi sancionada em setembro de 2019, foi abordada pelo Sabrae na palestra realizada na tarde desta sexta-feira (3) dentro da programação do Empreenda Caraguatatuba.

As representantes do Sebrae Beatriz Biscalchim e Tatiana Sapla falaram da importância de saber quais direitos o pequeno empresário tem e quais os benefícios que a lei pode proporcionar.

Segundo as palestrantes, a lei tenta facilitar a vida do microempreendedor individual (MEI) e dar mais segurança jurídica aos negócios. Hoje, as MEIs representam 47% da geração de empregos do país. Por isso, elas merecem apoio e instrução, já que muitos desconhecem quais são os direitos.

O Sebrae é um grande incentivador para essas MEIs. Ele oferece apoio para melhoria e crescimento da empresa, principalmente agora com a retomada econômica. Para Tatiana, é impossível falar sobre esse assunto e não pensar nesses microempreendedores.

Palestrante do Sebrae fala sobre legislação à plateia (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Beatriz conduziu a palestra mostrando ponto a ponto da lei. A liberdade, a intervenção subsidiária, a vulnerabilidade econômica e a “boa fé”. Por exemplo: empresas que exercem uma atividade considerada de baixo risco não precisam mais de alvará para funcionamento. Entretanto, ainda é necessário seguir as regras porque ainda há a fiscalização.

De acordo com a representante do Sebrae, a lei diz que as prefeituras precisam ter leis claras e de fácil compreensão para estimular o pequeno empresário.

Outro detalhe da lei é o direito de arquivar quaisquer documentos por meio digital. Beatriz disse que não é preciso mais guardar papel e que isso também é pensado na sustentabilidade. “Hoje, a possibilidade de armazenar os documentos através de diversos dispositivos é algo muito positivo, rápido e eficaz”.

Por fim, Beatriz explicou que a legislação está a favor dos pequenos empresários e que eles não devem deixá-la de lado. “Procurem mais, conheçam, questionem”, finalizou.

O Sebrae possui um estande próprio no Empreenda Caraguatatuba. Para quem está com dúvidas quanto à lei e assuntos diversos, elas podem ser esclarecidas diretamente com a equipe.

O estande do Sebrae é o 42. Ele está localizado próximo ao auditório onde são realizadas as palestras da feira de empreendedorismo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba vence São Silvestre 2021 na Cadeira de Rodas Esportiva
Atleta de Caraguatatuba vence São Silvestre 2021 na Cadeira de Rodas Esportiva

Caraguatatuba encerrou o ano de 2021 com uma grande conquista no esporte. A atleta Josy Nowacki venceu a 96º Corrida Internacional de São Silvestre na Cadeira de Rodas Esportiva com o tempo de 55 minutos e 55 segundos. Josy Nowacki ficou ainda na 2ª colocação geral (contando os participantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 03/01/2022
Atleta de Caraguatatuba é indicado para prêmio de Melhor Nadador brasileiro de 2021
Atleta de Caraguatatuba é indicado para prêmio de Melhor Nadador brasileiro de 2021

O atleta Henrique Figueirinha, de Caraguatatuba, foi indicado nesta semana para o prêmio ‘Best Swimming 2021’, na categoria Águas Abertas, que premia o melhor nadador na modalidade do ano. Henrique disputa o prêmio com Guilherme Costa, do Minas Tênis Clube e Luiz Felipe Loureiro, da equipe União. O resultado dos vencedores

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/12/2021
Procon da Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas para compra do material escolar
Procon da Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas para compra do material escolar

Com o início de mais um ano letivo, pais e mães começam a receber a lista de material escolar da criançada. Buscando evitar aquisição de itens desnecessários ao aprendizado da garotada, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, fornece algumas orientações que devem ser

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 12/01/2022
Reclamações de bancos dominam ranking do Procon de Caraguatatuba em dezembro
Reclamações de bancos dominam ranking do Procon de Caraguatatuba em dezembro

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de dezembro registrou 651 procedimentos formalizados e 1.410 atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos.  O ranking das reclamações do mês passado foi dominado por problemas com agências bancárias, referentes a cálculo da prestação em atraso, cobrança

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 04/01/2022
FUNDACC adia espetáculos no Teatro Mario Covas no mês de janeiro
Teatro Mario Covas tem programação especial para toda família no mês de janeiro

O Teatro Mario Covas (TMC) retoma as atividades no mês de janeiro com uma programação recheada que irá agradar toda a família. Música, comédia, Stand Up e muita diversão para a garotada é o que aguarda o público neste mês. Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos de maneira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/01/2022