Pesquisar No Site

Lei da liberdade econômica é tema de palestra promovida pelo Sebrae no Empreenda Caraguatatuba

Publicado em: 03/12/2021
Lei da liberdade econômica é tema de palestra promovida pelo Sebrae no Empreenda Caraguatatuba
Lei da liberdade econômica é tema de palestra promovida pelo Sebrae no Empreenda Caraguatatuba

Muita gente não sabe, mas existe uma lei com regras que visam a redução da burocracia nas atividades econômicas. A Lei da Liberdade Econômica, que foi sancionada em setembro de 2019, foi abordada pelo Sabrae na palestra realizada na tarde desta sexta-feira (3) dentro da programação do Empreenda Caraguatatuba.

As representantes do Sebrae Beatriz Biscalchim e Tatiana Sapla falaram da importância de saber quais direitos o pequeno empresário tem e quais os benefícios que a lei pode proporcionar.

Segundo as palestrantes, a lei tenta facilitar a vida do microempreendedor individual (MEI) e dar mais segurança jurídica aos negócios. Hoje, as MEIs representam 47% da geração de empregos do país. Por isso, elas merecem apoio e instrução, já que muitos desconhecem quais são os direitos.

O Sebrae é um grande incentivador para essas MEIs. Ele oferece apoio para melhoria e crescimento da empresa, principalmente agora com a retomada econômica. Para Tatiana, é impossível falar sobre esse assunto e não pensar nesses microempreendedores.

Palestrante do Sebrae fala sobre legislação à plateia (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Beatriz conduziu a palestra mostrando ponto a ponto da lei. A liberdade, a intervenção subsidiária, a vulnerabilidade econômica e a “boa fé”. Por exemplo: empresas que exercem uma atividade considerada de baixo risco não precisam mais de alvará para funcionamento. Entretanto, ainda é necessário seguir as regras porque ainda há a fiscalização.

De acordo com a representante do Sebrae, a lei diz que as prefeituras precisam ter leis claras e de fácil compreensão para estimular o pequeno empresário.

Outro detalhe da lei é o direito de arquivar quaisquer documentos por meio digital. Beatriz disse que não é preciso mais guardar papel e que isso também é pensado na sustentabilidade. “Hoje, a possibilidade de armazenar os documentos através de diversos dispositivos é algo muito positivo, rápido e eficaz”.

Por fim, Beatriz explicou que a legislação está a favor dos pequenos empresários e que eles não devem deixá-la de lado. “Procurem mais, conheçam, questionem”, finalizou.

O Sebrae possui um estande próprio no Empreenda Caraguatatuba. Para quem está com dúvidas quanto à lei e assuntos diversos, elas podem ser esclarecidas diretamente com a equipe.

O estande do Sebrae é o 42. Ele está localizado próximo ao auditório onde são realizadas as palestras da feira de empreendedorismo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024