Pesquisar No Site

Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

Publicado em: 03/12/2021
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros
Especialista em gestão e marketing ensina como empresas podem melhorar atendimento ao cliente e aumentar lucros

O ciclo de palestras do segundo dia (3/12) do Empreenda Caraguatatuba foi aberto com a participação de César Augusto Ilódio Alves, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Caraguatatuba.

O tema da palestra ministrada pelo especialista em gestão e marketing foi o ‘Atendimento: Uma Excelente Ferramenta para Retomar os Negócios e os Lucros’. Cerca de 40 pessoas, entre funcionários e empresários, participaram do momento.

O assunto central da palestra foi a busca de como melhorar e aprimorar o atendimento ao cliente, seja ele híbrido ou presencial. Mas como agradar todos os clientes, já que, segundo o docente, “existem vários tipos como  aquele que só vai para olhar, o estressado, o indivíduo indeciso?. Agradar não é uma tarefa fácil, entretanto é fundamental para o aumento dos lucros”.

 

César Augusto Ilódio Alves é recebido para falar da necessidade de cativar o cliente (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo Alves, o cliente é o que mantém o negócio e para mantê-lo é necessário realizar um processo eficaz que garanta a fidelidade dessa pessoa. “Durante o atendimento, é primordial que você busque ser amigo do cliente”, orientou.

O processo citado pelo palestrante é baseado na forma de como o cliente é atendido e na relação e interação com ele. Todo o processo necessita de um começo, meio e fim adequados ao que a empresa busca.

Para Alves, a empresa reflete o que a equipe é. O reflexo da empresa pode ser vistos quando os funcionários, e até o proprietário, estão com as caras amarradas e emburradas e demonstram que estão sem vontade de trabalhar.

Saber ouvir o cliente mesmo ele sendo exigente, ou ignorante, também faz parte do sucesso de uma empresa. “Por mais que parece estranho, são esses clientes que irão ajudar a criar os processos para melhoria do atendimento”, explicou.

Para finalizar, o especialista explicou que ouvir, estar atento e perceber o que acontece são ações importantes para que haja o crescimento e desenvolvimento do negócio.

O IFSP de Caraguatatuba também participa do Empreenda Caraguatatuba e conta com um espaço para atendimento e dicas de gestão. Os profissionais do campus estão instalados no estande 47, próximo ao local onde são realizadas as palestras.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Peça infantil 'Quanta coisa o lixo é' aborda sustentabilidade e preservação do meio ambiente neste sábado
Peça infantil ‘Quanta coisa o lixo é’ aborda sustentabilidade e preservação do meio ambiente neste sábado

A Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, será o palco da peça infantil ‘Quanta coisa o lixo é’, da Companhia Usfulano, neste sábado (4/10), às 16h. A ação é gratuita. A apresentação tem como proposta discutir questões como “será que tudo o que jogamos fora não

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/10/2025
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho
Feira das Profissões de Caraguatatuba orienta jovens sobre oportunidades no mercado de trabalho

Centenas de adolescentes da região visitaram a Feira das Profissões 2025 na última terça-feira (14/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e na Escola Técnica Estadual (Etec), no Indaiá, em Caraguatatuba.  O evento ofereceu orientação profissional, experiências práticas e encaminhamentos que auxiliam na escolha de

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/10/2025
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo

Os jovens integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram de uma atividade formativa na sede do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no bairro Indaiá, na manhã do último sábado (11). O encontro reuniu os dois polos do projeto, nos Ciases Sumaré e Travessão, e teve como

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/10/2025
Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba define finalistas das 1ª e 2ª divisões neste fim de semana
Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba define finalistas das 1ª e 2ª divisões neste fim de semana

A disputa do Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba, organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação, segue em ritmo intenso e entra na reta final com as equipes classificadas para as semifinais das 1ª e 2ª Divisões. Pela 1ª Divisão, Fortaleza, Barranco Alto, Corinthians e Travessão seguem em busca do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/10/2025
35 candidatos iniciam curso de formação para Guarda-Vidas Temporários em Caraguatatuba
35 candidatos iniciam curso de formação para Guarda-Vidas Temporários em Caraguatatuba

Os 35 candidatos aprovados no processo seletivo para as vagas de Guarda-Vidas Temporários (GVTs) do governo municipal de Caraguatatuba iniciaram, na manhã desta segunda-feira (29), o curso de formação. A primeira aula foi realizada no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba. Todos os participantes foram

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/09/2025