Pesquisar No Site

Empreeenda Caraguatatuba: Especialista aborda questões da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho

Empreeenda Caraguatatuba: Especialista aborda questões da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho
Empreeenda Caraguatatuba: Especialista aborda questões da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho

Uma das atrações no primeiro dia de palestras do Empreenda Caraguatatuba foi a abordagem do tema “Fomento no Mercado de Trabalho e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”, com a fonoaudióloga responsável pelo Setor de Planejamento e Atendimento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Paula Hiromi Kavadi.

#PraCegoVer: Sala de palestras no Empreenda Caraguatatuba, na Praça de Eventos. A palestrante Paula Hiromi Kavadi está à frente, um pouco atrás há um telão onde as informações são repassadas. À frente pessoas, entre homens e mulheres, sentadas em cadeiras brancas assistindo a palestra. (Foto: Gabriel Batalha/PMC)

Ao iniciar a abordagem, a profissional pediu aos presentes para avaliar o quão desafiador é entrar no mercado de trabalho, ainda mais em tempos de pandemia, sendo mais complexo ainda para a pessoa com deficiência (PcD).

Para ela, um dos pontos chave da relação entre o PcD, que busca emprego, e o empregador é estabelecer uma boa comunicação, tanto no momento de oferecer a vaga como também no dia a dia da empresa, no exercício da função.

“O cumprimento de metas e resultados só será obtido se houver clareza na comunicação e certeza da compreensão do solicitado”, destaca Paula Hiromi.

Ao solicitar a participação da plateia sobre o qual sentimento que uma pessoa com deficiência causa no mercado de trabalho, Kavadi recebeu o retorno de palavras como “desconhecido”, “medo”, “insegurança” e, na maioria, “dificuldade”.

Para romper com a dificuldade em lidar com PcD no serviço ou socialmente, Paula Hiromi disse que, em primeiro lugar, é atentar para a pessoa e não para a deficiência, também  se informar sobre as várias formas para melhorar a comunicação com as pessoas com deficiência.

“Relacionar-se com um autista, com um cego, um deficiente intelectual, um surdo é diferente assim como a comunicação a ser estabelecida com cada uma dessas pessoas. O primeiro olhar é de julgamento. A gente julga o tempo inteiro e isso dificulta a aproximação e a comunicação com as pessoas com deficiência”, afirmou.

Para Kavadi, a desconstrução dos preconceitos é primordial para se permitir conhecer as competências de cada PcD, visando melhor relação entre a vaga, a função e a participação pessoa com deficiência como colaboradora.

No decorrer da palestra, Paula Hiromi apresentou alguns depoimentos de pessoas com deficiência que estão empregadas em Caraguatatuba, como casos de sucesso na relação empregador e colaborador com deficiência.

Entre elas, a pedagoga Ana Canuto, que é cadeirante. “Já trabalhei em vários lugares, inclusive como frentista de posto de gasolina e hoje estou concursada no serviço público. Posso garantir que uma PcD no ambiente de trabalho promove a competitividade, a diversidade, a mudança de paradigmas. Para um cadeirante, por exemplo, às vezes é só mudar os móveis de lugar para recebê-lo”, destacou.

Outro que contou sobre sua experiência foi Lucas Henrique Gomes Soares, 29 anos. Ele é surdo e trabalha desde os 19 anos. Soares se expressou por meio de Libras e, com o apoio da intérprete Thaísa Vida Leal, disse que a maior dificuldade que enfrenta é realmente com a comunicação entre os colegas e com a chefia.

“Normalmente não há pessoas que saibam Libras, então, falta paciência para me explicarem o que devo fazer e como devo fazer. Fico muito sozinho e isso não é bom. Mas não desisto. Quando alguém quer aprender Libras, ensino com toda paciência. Vou continuar no mercado mostrando meu valor, minhas capacidades”, afirmou.

Entre o público presente estava o empresário Daniel Vinícius de Moraes, proprietário do restaurante Le Cheff, que relatou estar ali para compreender e aprender a melhor forma para receber pessoas com deficiência na sua equipe.

“Empreguei por três anos um rapaz que fazia entrega de bicicleta, que tem deficiência intelectual e psicossocial mental (bipolar). A experiência foi muito boa, ele atendia muito bem os clientes. Quero trilhar novos horizontes na empresa e quero me preparar, me capacitar para receber novamente pessoas com deficiência na minha equipe”, disse.

Ao final, Paula Hiromi reforçou o papel da Sepedi em auxiliar a pessoa com deficiência e o empregador nas relações de trabalho.

“Temos hoje 21 empresas que empregam pessoas com deficiência em Caraguatatuba e todas tiveram o apoio da Sepedi. Nunca tivemos nenhuma reclamação por parte do empregador. Deixo o recado aos empresários que deem a oportunidade às pessoas com deficiência. Vocês podem se surpreender positivamente. Procurem a equipe da Sepedi que estamos disponíveis para auxiliá-los nesse processo”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Foto Divulgação PMC opção CAPA
Atletas do time de tênis de mesa adaptado de Caraguatatuba participam de Jogos Escolares no Centro Paralímpico em SP

Além do atletismo e natação, o programa Inclusão em Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba trouxe mais duas modalidades este ano: a bocha adaptada e o tênis de mesa adaptado. Nos dias 7 e oito de maio, os atletas do tênis de mesa paralímpico participaram, pela primeira vez, dos Jogos Escolares

Leia Mais Notícias Defesa Civil Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 11/05/2026
9º Festival Felino segue nesta semana com espetáculos teatrais gratuitos em Caraguatatuba
9º Festival Felino segue nesta semana com espetáculos teatrais gratuitos em Caraguatatuba

O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte segue nesta semana com espetáculos gratuitos em diversos locais de Caraguatatuba. Até o início de junho, o festival promove mais de 40 atrações nas quatro cidades do Litoral Norte. Grupos nacionais e internacionais trazem artes circenses e teatrais em versões

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/05/2026
Secretaria Municipal de Governo, Fundacc e Sebrae promovem curso de comunicação e captação de recursos para projetos
Secretaria Municipal de Governo, Fundacc e Sebrae promovem curso de comunicação e captação de recursos para projetos

A Secretaria Municipal de Governo, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Sebrae de São José dos Campos realizam nos dias 28 e 29 deste mês, dentro da Semana dos Microeempreendedores Individuais, o curso gratuito “Crie o Plano de Comunicação e Captação de Recursos de um Projeto

Leia Mais Notícias FUNDACC Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/05/2026
Fundacc realiza workshop de credenciamento cultural nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun
Fundacc realiza workshop de credenciamento cultural nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (20/5), às 18h30, uma capacitação voltada a interessados em efetuar o credenciamento para compor a programação cultural promovida ao longo do ano no município. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser efetuada através do link https://tinyurl.com/4zbthnxn. O workshop

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/05/2026
0704 Paço - Luis Gava 2937
Refis 2026 da Prefeitura de Caraguatatuba com até 100% de descontos nos juros e multas começa segunda-feira

Os contribuintes do município poderão quitar seus créditos tributários e não tributários no Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) com a Prefeitura de Caraguatatuba, decorrentes de sanção por ato ilícito (multas administrativas), inscritos em Dívida Ativa, protestados e/ou ajuizados ou não, vencidos até o dia 31

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/05/2026