Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba e CMDCA capacitam rede de atendimento à criança e ao adolescente
Prefeitura de Caraguatatuba e CMDCA capacitam rede de atendimento à criança e ao adolescente

Foto: Rebecca Bonanate/PMC
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Caraguatatuba promoveram na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma capacitação aos Conselheiros Tutelares e aos diretores de escolas municipais públicas e particulares.
A capacitação abordou o tema “A rede de educação no município, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua interface com a lei de diretrizes e bases da educação nacional, na garantia dos direitos das crianças e adolescentes”.

Foto: Rebecca Bonanate/PMC
No encontro, abordaram assuntos como legislações, normativas, atribuições e conceitos, situando o Conselho de Direitos no Sistema de Garantia. A capacitação evidenciou o papel do CMDCA nas suas relações com a rede de atendimento, detalhando os procedimentos de sua atuação.
Também teve como foco a articulação e fortalecimento da rede de profissionais que atuam diretamente com criança e adolescente. “Essa é uma oportunidade de consolidar e otimizar nosso trabalho”, explica o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.
Ele anunciou que em breve será implantado um Conselho Tutelar na região Sul da cidade e a nova equipe também participou da capacitação.

Foto: Rebecca Bonanate/PMC
A capacitação foi oferecida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba, utilizando o recurso do Fundo Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Caraguatatuba.
O curso foi orientado por Sônia Maria Bonfanti Gonçalves – assistente social, especialista em Políticas Sociais e em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente, ex-conselheira tutelar e do CMDCA em Campinas; e Reinaldo Balbino Pereira – ex-conselheiro tutelar e do CMDCA de Engenheiro Coelho, coordenador da Comissão Organizadora dos Encontros Bimestrais de Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana de Campinas e Macrorregião.
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (15). Ao todo, estão disponíveis 106 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Caraguatatuba reorganiza atendimento na UPA Centro e reduz tempo de atendimento de pacientes da baixa complexidade
A Prefeitura de Caraguatatuba reorganizou o modelo de atendimento “Fast Track” na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. Desde o início de julho, o fluxo passou a concentrar, em um mesmo ambiente, a classificação de risco, a consulta médica e a administração de medicamentos para pacientes de menor complexidade, com
Líderes no serviço público de Caraguatatuba concluem treinamento Conexão Liderança
O treinamento “Conexão Liderança”, iniciativa da Secretaria de Governo, Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) São José dos Campos, reuniu cerca de 30 servidores públicos em cargos de liderança, em três dias de
Banco de Alimentos fortalece segurança alimentar em Caraguatatuba no primeiro semestre de 2026
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba reforçou seu papel na promoção da segurança alimentar e no combate ao desperdício durante o primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, o equipamento recebeu 2,62 toneladas de alimentos, destinadas ao atendimento a instituições assistenciais do município. Outro destaque do
Caraguatatuba recebe espetáculo premiado “Tom na Fazenda” nesta sexta e sábado
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta nesta sexta-feira e sábado (3 e 4/7), às 20h, o espetáculo “Tom na Fazenda”. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/bd9jwjvy ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Baseado na obra “Tom à la Farme”,