Pesquisar No Site

Caraguatatuba se destaca na construção civil e aprova mais de 500 projetos em seis meses

Publicado em: 03/11/2021
Caraguatatuba se destaca na construção civil e aprova mais de 500 projetos em seis meses
Caraguatatuba se destaca na construção civil e aprova mais de 500 projetos em seis meses

A construção civil em Caraguatatuba é um dos setores que tem se mantido aquecido desde o início da pandemia da Covid-19. Prova disso é que de maio a outubro deste ano foram aprovados 112.520,05 metros quadrados em construção, um crescimento de 38,8% quando comparado ao mesmo período de 2020.

Em números, o Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo já aprovou 541 projetos nesses seis meses, crescimento de 13% quando analisado com o mesmo período do ano passado, onde foram aprovados 481 projetos.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esses dados referem-se a pedidos de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto. “São desde pequenas obras a grandes empreendimentos que querem se instalar em Caraguatatuba”.

Na avaliação de Cardozo, a tendência são esses números aumentaram ainda mais no comparativo anual. De janeiro a dezembro de 2020 foram 937 projetos aprovados e nos 10 meses de 2021 já foram 943 projetos analisados.

“A agilidade que implantamos no processo de aprovação é um dos motivos para que o setor da construção civil esteja sempre em evidência e, dessa forma, acaba sendo um dos propulsores da economia local com a geração de emprego e renda”.

#PraCegoVer: Tabela contendo os alvarás emitidos (Foto: Arte/PMC)

O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos do setor que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.

Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.

A construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.

Análise Digital de Projetos

Para dar mais agilidade na liberação dos projetos, a meta da Secretaria de Urbanismo é implantar o sistema de aprovação digital que visa acabar com o processo físico, de papel.

O profissional vai se cadastrar e depois do login completo, poderá enviar toda a documentação, sem a necessidade de ir até a prefeitura ou à secretaria para atender o comunicado com as exigências técnicas.

Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h.

Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira

Estabelecimentos interessados em participar do 3º Festival Geek Games têm até sexta-feira (19) para realizar as inscrições. O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. São disponibilizados até oito espaços destinados a lojas comerciais de produtos geek. Caso o número

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024