Pesquisar No Site
Caraguatatuba se destaca na construção civil e aprova mais de 500 projetos em seis meses

Caraguatatuba se destaca na construção civil e aprova mais de 500 projetos em seis meses
A construção civil em Caraguatatuba é um dos setores que tem se mantido aquecido desde o início da pandemia da Covid-19. Prova disso é que de maio a outubro deste ano foram aprovados 112.520,05 metros quadrados em construção, um crescimento de 38,8% quando comparado ao mesmo período de 2020.
Em números, o Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo já aprovou 541 projetos nesses seis meses, crescimento de 13% quando analisado com o mesmo período do ano passado, onde foram aprovados 481 projetos.
De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esses dados referem-se a pedidos de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto. “São desde pequenas obras a grandes empreendimentos que querem se instalar em Caraguatatuba”.
Na avaliação de Cardozo, a tendência são esses números aumentaram ainda mais no comparativo anual. De janeiro a dezembro de 2020 foram 937 projetos aprovados e nos 10 meses de 2021 já foram 943 projetos analisados.
“A agilidade que implantamos no processo de aprovação é um dos motivos para que o setor da construção civil esteja sempre em evidência e, dessa forma, acaba sendo um dos propulsores da economia local com a geração de emprego e renda”.

#PraCegoVer: Tabela contendo os alvarás emitidos (Foto: Arte/PMC)
O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos do setor que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.
Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.
A construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.
Análise Digital de Projetos
Para dar mais agilidade na liberação dos projetos, a meta da Secretaria de Urbanismo é implantar o sistema de aprovação digital que visa acabar com o processo físico, de papel.
O profissional vai se cadastrar e depois do login completo, poderá enviar toda a documentação, sem a necessidade de ir até a prefeitura ou à secretaria para atender o comunicado com as exigências técnicas.
Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h.
Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.
Veja Também Recentes

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos

Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Terça-feira (15) foi dia de passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba com crianças do Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, dentro do projeto piloto “Colônia de Férias”, realizado pelo governo municipal de Caraguatatuba. No passeio, a criançada pode conhecer um pouco sobre a