Pesquisar No Site

Caraguatatuba se destaca na construção civil e aprova mais de 500 projetos em seis meses

Publicado em: 03/11/2021
Caraguatatuba se destaca na construção civil e aprova mais de 500 projetos em seis meses
Caraguatatuba se destaca na construção civil e aprova mais de 500 projetos em seis meses

A construção civil em Caraguatatuba é um dos setores que tem se mantido aquecido desde o início da pandemia da Covid-19. Prova disso é que de maio a outubro deste ano foram aprovados 112.520,05 metros quadrados em construção, um crescimento de 38,8% quando comparado ao mesmo período de 2020.

Em números, o Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo já aprovou 541 projetos nesses seis meses, crescimento de 13% quando analisado com o mesmo período do ano passado, onde foram aprovados 481 projetos.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esses dados referem-se a pedidos de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto. “São desde pequenas obras a grandes empreendimentos que querem se instalar em Caraguatatuba”.

Na avaliação de Cardozo, a tendência são esses números aumentaram ainda mais no comparativo anual. De janeiro a dezembro de 2020 foram 937 projetos aprovados e nos 10 meses de 2021 já foram 943 projetos analisados.

“A agilidade que implantamos no processo de aprovação é um dos motivos para que o setor da construção civil esteja sempre em evidência e, dessa forma, acaba sendo um dos propulsores da economia local com a geração de emprego e renda”.

#PraCegoVer: Tabela contendo os alvarás emitidos (Foto: Arte/PMC)

O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos do setor que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.

Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.

A construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.

Análise Digital de Projetos

Para dar mais agilidade na liberação dos projetos, a meta da Secretaria de Urbanismo é implantar o sistema de aprovação digital que visa acabar com o processo físico, de papel.

O profissional vai se cadastrar e depois do login completo, poderá enviar toda a documentação, sem a necessidade de ir até a prefeitura ou à secretaria para atender o comunicado com as exigências técnicas.

Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h.

Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Serviços de roçada, varrição e operação Bota-fora chegam a vários bairros nessa sexta-feira
Serviços de roçada, varrição e operação Bota-fora chegam a vários bairros nessa sexta-feira

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba encerra a semana levando serviços de limpeza de ruas para diversos bairros da cidade. Desde a quinta-feira (14), a Sesep está com equipes espalhadas em várias regiões, levando roçada, varrição e operação Bota-fora, que é a retirada de inservíveis como

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/03/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta
Caraguatatuba participa da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde que visa melhorar a oferta de serviços da pasta

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta segunda-feira (18), em São José dos Campos, da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS 17) que representa 39 municípios. O evento contou com a presença do governador

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário - Caraguá 167 anos
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para os interessados que queiram participar da Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos, que será realizado em 28 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. São disponibilizadas 1 mil vagas para os atletas e o valor da inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 em Caraguatatuba continuam até 8 de abril
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 em Caraguatatuba continuam até 8 de abril

As inscrições para o novo Vestibular Univesp 2024 seguem abertas até às 21h do dia 8 de abril e podem ser feitas no site www.vestibular.univesp.br. Este ano serão um total de 96 vagas para Caraguatatuba, divididas em três eixos: 32 vagas de Licenciaturas (Pedagogia, Matemática e Letras/Português); 32 vagas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 12/03/2024