Pesquisar No Site
Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para Cursos de Pescador Profissional nível 2
Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para Cursos de Pescador Profissional nível 2
A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião está com inscrições abertas para os Cursos de Pescador Profissional nível 2 (POP 2) e Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP). São oferecidas 30 vagas.

#PraCegoVer: Dois pescadores estão no mar com outras embarcações ao lado e a c idade ao fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, no Atendimento ao Público da Delegacia, até o próximo dia 29 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Podem se inscrever todo brasileiro nato ou naturalizado maior de 18 anos no ato da matrícula e com idade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental, além de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.
Os candidatos entre 16 e 18 anos que possuam autorização do pai, tutor ou juiz competente poderão inscrever-se para embarcar como Aprendizes de Pesca (APP) ou Aprendizes de Motorista (APM).
Os exames serão realizados em duas etapas, sendo a primeira composta de uma prova escrita classificatória sobre conhecimentos de Português e de Matemática.
Na segunda etapa o candidato passa por um teste de suficiência física composto de prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos.

#PraCegoVer: Imagem de um bote conduzido por um rapaz, tendo ao redor mais embarcações (Foto: Cláudio GomesPMC)
O local de realização da prova escrita, data, horário e demais informações serão divulgados logo após o término das inscrições na página da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião – https:// www.marinha.mil.br/delsebastiao , e no Quadro de Avisos do local de inscrição.
O curso terá a duração de quatro semanas, período escolar que será ministrado em tempo integral, das 9h às 16h, na sede da Delegacia.
Todos os requisitos e documentação necessária para inscrição nos cursos estão descritos no edital divulgado no site da Delegacia: https://www.marinha.mil.br/delsebastiao/home.
Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros
Também até o dia 29 de outubro a Delegacia da Capitania dos Portos recebe inscrições para o curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) destinado a qualificar aquaviários para atuar como patrão ou tripulante de embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário.
São oferecidas 90 vagas que serão preenchidas obedecendo o critério de maior tempo de embarque registrado na Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) até o 1º dia de abertura da inscrição no referido curso. Em caso de empate no tempo de embarque, terá prioridade o candidato com mais idade.
Não haverá exame de seleção, mas para matricula é necessário apresentar cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do Serviço Educacional (emitido na página da Diretoria de Portos e Costas: https://www.marinha.mil.br/dpc/servicos-da-diretoria). O curso terá a duração de cinco dias, sendo ministrado no período das 13h às 17h.
Veja Também Recentes
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia
Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba localizou um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento preventivo no bairro Tinga. A localização ocorreu com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou a existência do mandado de prisão relacionado
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb
Professores, diretores, servidores da Educação, pais de alunos, estudantes e representantes da sociedade civil poderão participar da escolha da nova composição do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Caraguatatuba. O processo eleitoral para a gestão 2027/2030 começa nesta sexta-feira (11), com a abertura das
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IPA e Tamoios realizam vistoria em área com risco de escorregamento na pista de chegada a Caraguatatuba
Equipe formada por representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corpo de Bombeiros e Concessionária Tamoios realizaram vistoria em um morro com sinais de erosão, na Avenida Presidente Campos Sales, antes do supermercado Shibata, na pista de chegada ao município, na sexta-feira (11). De acordo
Caraguatatuba abre inscrições para entidades casas religiosas e grupos participarem da 42ª Festa de Iemanjá
Com mais de duas décadas de tradição, a Festa de Iemanjá chega à 42ª edição em Caraguatatuba no dia 5 de dezembro. A celebração será na Praia do Centro com abertura às 19h. Entidades, casas religiosas e grupos que desejam participar podem se inscrever até às 17h do dia 13
Caraguatatuba oferece 113 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba oferece 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (14), para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato deve consultar os requisitos