Pesquisar No Site

Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para Cursos de Pescador Profissional nível 2

Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para Cursos de Pescador Profissional nível 2
Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para Cursos de Pescador Profissional nível 2

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião está com inscrições abertas para os Cursos de Pescador Profissional nível 2 (POP 2) e Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP). São oferecidas 30 vagas.

#PraCegoVer: Dois pescadores estão no mar com outras embarcações ao lado e a c idade ao fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, no Atendimento ao Público da Delegacia, até o próximo dia 29 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Podem se inscrever todo brasileiro nato ou naturalizado maior de 18 anos no ato da matrícula e com idade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental, além de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

Os candidatos entre 16 e 18 anos que possuam autorização do pai, tutor ou juiz competente poderão inscrever-se para embarcar como Aprendizes de Pesca (APP) ou Aprendizes de Motorista (APM).

Os exames serão realizados em duas etapas, sendo a primeira composta de uma prova escrita classificatória sobre conhecimentos de Português e de Matemática.

Na segunda etapa o candidato passa por um teste de suficiência física composto de prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos.

#PraCegoVer: Imagem de um bote conduzido por um rapaz, tendo ao redor mais embarcações (Foto: Cláudio GomesPMC)

O local de realização da prova escrita, data, horário e demais informações serão divulgados logo após o término das inscrições na página da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião – https:// www.marinha.mil.br/delsebastiao , e no Quadro de Avisos do local de inscrição.

O curso terá a duração de quatro semanas, período escolar que será ministrado em tempo integral, das 9h às 16h, na sede da Delegacia.

Todos os requisitos e documentação necessária para inscrição nos cursos estão descritos no edital divulgado no site da Delegacia:  https://www.marinha.mil.br/delsebastiao/home.

Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros

Também até o dia 29 de outubro a Delegacia da Capitania dos Portos recebe inscrições para o curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) destinado a qualificar aquaviários para atuar como patrão ou tripulante de embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário.

São oferecidas 90 vagas que serão preenchidas obedecendo o critério de maior tempo de embarque registrado na Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) até o 1º dia de abertura da inscrição no referido curso. Em caso de empate no tempo de embarque, terá prioridade o candidato com mais idade.

Não haverá exame de seleção, mas para matricula é necessário apresentar cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do Serviço Educacional (emitido na página da Diretoria de Portos e Costas: https://www.marinha.mil.br/dpc/servicos-da-diretoria). O curso terá a duração de cinco dias, sendo ministrado no período das 13h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Golfinhos completa dois anos de funcionamento nesta terça-feira (23). O equipamento foi um diferencial aos moradores da região que antes necessitavam se deslocar até a unidade do Morro do Algodão. Neste período, a unidade já realizou 135.656 atendimentos e conta com duas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024