Pesquisar No Site

Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para Cursos de Pescador Profissional nível 2

Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para Cursos de Pescador Profissional nível 2
Delegacia da Capitania dos Portos abre inscrições para Cursos de Pescador Profissional nível 2

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião está com inscrições abertas para os Cursos de Pescador Profissional nível 2 (POP 2) e Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP). São oferecidas 30 vagas.

#PraCegoVer: Dois pescadores estão no mar com outras embarcações ao lado e a c idade ao fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, no Atendimento ao Público da Delegacia, até o próximo dia 29 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Podem se inscrever todo brasileiro nato ou naturalizado maior de 18 anos no ato da matrícula e com idade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental, além de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

Os candidatos entre 16 e 18 anos que possuam autorização do pai, tutor ou juiz competente poderão inscrever-se para embarcar como Aprendizes de Pesca (APP) ou Aprendizes de Motorista (APM).

Os exames serão realizados em duas etapas, sendo a primeira composta de uma prova escrita classificatória sobre conhecimentos de Português e de Matemática.

Na segunda etapa o candidato passa por um teste de suficiência física composto de prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos.

#PraCegoVer: Imagem de um bote conduzido por um rapaz, tendo ao redor mais embarcações (Foto: Cláudio GomesPMC)

O local de realização da prova escrita, data, horário e demais informações serão divulgados logo após o término das inscrições na página da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião – https:// www.marinha.mil.br/delsebastiao , e no Quadro de Avisos do local de inscrição.

O curso terá a duração de quatro semanas, período escolar que será ministrado em tempo integral, das 9h às 16h, na sede da Delegacia.

Todos os requisitos e documentação necessária para inscrição nos cursos estão descritos no edital divulgado no site da Delegacia:  https://www.marinha.mil.br/delsebastiao/home.

Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros

Também até o dia 29 de outubro a Delegacia da Capitania dos Portos recebe inscrições para o curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) destinado a qualificar aquaviários para atuar como patrão ou tripulante de embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário.

São oferecidas 90 vagas que serão preenchidas obedecendo o critério de maior tempo de embarque registrado na Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) até o 1º dia de abertura da inscrição no referido curso. Em caso de empate no tempo de embarque, terá prioridade o candidato com mais idade.

Não haverá exame de seleção, mas para matricula é necessário apresentar cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do Serviço Educacional (emitido na página da Diretoria de Portos e Costas: https://www.marinha.mil.br/dpc/servicos-da-diretoria). O curso terá a duração de cinco dias, sendo ministrado no período das 13h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza sinalização de solo em ruas do Indaiá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), promove a revitalização de diversas sinalizações de trânsito no bairro do Indaiá, região central da cidade. Nas avenidas Maranhão e Minas Gerais, foram demarcadas vagas para estacionamento destinadas a idosos e Pessoas com Deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024
Fundacc amplia ocupação de seus espaços para uso de grupos artísticos
Fundacc amplia ocupação de seus espaços para uso de grupos artísticos

Interessados em ocupar auditórios, Videoteca Lúcio Braun, Praça do Caiçara, salas nos polos  culturais e outros espaços devem manifestar interesse Visando atender aos grupos e organizações culturais da cidade que necessitem de espaços para ensaios, reuniões, cursos, mostras e saraus entre outros, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc)

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/02/2024
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC
Espetáculo infantil “FIM?” é atração no TMC

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos O coletivo teatral Esparrama apresenta seu espetáculo FIM? Na próxima quarta-feira (13/3,) no Teatro Mario Covas, às 14h. Às 15h tem oficina Esparramação com o público. A direção é de Iarlei Rangel, a entrada é gratuita e a classificação é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 06/03/2024
Caraguatatuba fará adesão ao Convênio Facilita do Governo do Estado
Caraguatatuba fará adesão ao Convênio Facilita do Governo do Estado

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou na última sexta-feira (15/3) do encerramento do 66º Congresso Estadual de Municípios, realizado na cidade de Campos do Jordão. O evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário de Governo e Relações

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 18/03/2024
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal
Donos da Bola e Real Madrid vencem os jogos de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal

As disputas de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foram realizadas nesta quarta-feira (28), no ginásio Morro do Algodão, com os jogos entre Amigos/MDJ, Donos da Bola, Pedrinho FC e Real Madrid. Na primeira partida da noite, às 20h, os Donos da Bola marcaram presença em quadra vencendo Amigos/MDJ

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/02/2024