Pesquisar No Site

Defesa Civil aponta que acumulado de chuvas em Caraguatatuba ultrapassa os 100 mm em 72 horas; Prefeitura trabalha em diversos pontos da cidade

Publicado em: 20/10/2021
Destaques
Defesa Civil aponta que acumulado de chuvas em Caraguatatuba ultrapassa os 100 mm em 72 horas; Prefeitura trabalha em diversos pontos da cidade
Defesa Civil aponta que acumulado de chuvas em Caraguatatuba ultrapassa os 100 mm em 72 horas; Prefeitura trabalha em diversos pontos da cidade

Levantamento da Defesa Civil de Caraguatatuba aponta que nas últimas 72 horas choveu mais de 100mm na maioria das estações pluviométricas instaladas no município. Conforme a Defesa Civil do Estado, a previsão de chuvas para todo o mês de outubro é de 233,2mm, mas até o momento já caíram 176,9, o que representa 74% do esperado para todo o período.

#PraCegoVer: Área no Olaria é isolada pela Defesa Civil com fita zebrada para devido ao risco de escorregamento de terra (Foto: Divulgação/PMC)

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que na Tabatinga, região norte, é onde houve o maior volume de chuvas, com registro às 10h20, desta quarta-feira, de 160,34 mm. No Rio do Ouro o volume acumulado foi de 143.08mm, enquanto no Jardim Casa Branca chegou a 142.91mm.

Os pluviômetros do Tabatinga2, Tinga, Massaguaçu 1 e 2, Indaiá, Martim de Sá e Jetuba  também ultrapassaram a barreira dos 100 mm. Somente no Porto Novo e Jardim Casa Branca 2 o acumulando ficou abaixo de 100 mm no período apurado.

Desde o início das chuvas, na semana passada, as equipes da Prefeitura – Defesa Civil, Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Obras Públicas e Serviços Públicos – monitoram as áreas de risco para deslizamento de terra e alagamento.

Na Olaria, houve necessidade de isolamento de uma casa de madeirite onde aconteceu deslizamento de terra. “No local haviam bananeiras que desceram a encosta”, explica o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior. Ele disse ainda que a moradora teria saído ainda durante a madrugada, sem necessidade de remoção.

Nesta quarta-feira houve queda de uma árvore no Jardim Casa Branca que atingiu uma casa que estava mais abaixo no platô, mas sem afetar os moradores. Apenas a parte do fundo foi isolada. “A Jaqueira será retirada quando o solo estiver mais seco”, explica o coordenador da Defesa Civil.

#PraCegoVer: Homens atuando ao lado de buraco aberto na rua para troca de tubos e limpeza de materiais descartados incorretamente na rua (Foto: Divulgação/PMC)

Prevenção e monitoramento

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) intensificam os trabalhos durante o período chuvoso, principalmente com serviços de desassoreamento de rios, valas e córregos e desobstrução de bueiros. A ação permite o melhor escoamento das águas pluviais e evita alagamentos.

Segundo a Sesep, até o momento a região sul não identificou pontos com grande volume de água ou alagamentos. O trabalho de limpeza de ruas e de rios realizado durante todo o ano e a implantação dos canais de drenagem permitiu que as fortes chuvas não causassem danos aos moradores até agora.

Neste ano, já foram feitas mais de 3,4 mil ações de limpeza urbana, roçada, capina, varrição e recolha de resíduos, além de 176 serviços de limpeza de bueiros; 297 limpeza nos canais de drenagem, valas, rios e córregos; 261 tapa buracos e 137 ações de terraplenagem, manutenção de ruas rurais e ruas de terras.

#PraCegoVer: Máquina retira material de vala (Foto: Divulgação/PMC)

Outro serviço realizado frequentemente que possibilita a prevenção de enchentes é a retirada de resíduos em vias públicas. Todos os dias, a Sesep faz o recolhimento, principalmente de materiais descartados irregularmente por moradores. O descarte irregular faz com que os resíduos sejam levados para rios e córregos, entupindo bueiros e causando inundações.

A Fazenda Serramar, responsável por receber e distribuir ás águas dos rios Juqueriquerê, Pau d’Alho e Comburu, também recebeu vistoria preventiva nesta manhã.

Na região norte as equipes já realizaram a abertura da Lagoa Azul e do Rio Cocanha para auxiliar na extravasão da água dos bairros próximos. As valas que passam por trás do Residencial Jetuba também foram desassoreadas em ação preventiva.

#PraCegoVer: Maquinário limpando córrego e praia (Foto: Divulgação)

Na região central os rios que cortam a cidade estão recebendo monitoramento frequente do volume pluviométrico: Rio Ipiranguinha, que recebe toda água dos bairros Casa Branca e Olaria, Rio Guaxinduba e Rio do Ouro. Os locais são limpos durante todo ano, evitando acúmulo de resíduos e areia.

Ainda nas ruas do centro foram feitas desobstrução de tubulação na Avenida Siqueira Campos e troca de tubos de drenagem na Rua Dr. Paul Harris, evitando afundamento do solo e acúmulo de águas.

Para atender as demandas e realizar as ações, a Sesep trabalha com o auxílio de quatro escavadeiras hidráulicas (PC) e 12 retroescavadeiras. Parte dos monitoramentos e atendimentos está sendo realizado com o apoio e acompanhamento da Defesa Civil.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres

A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 12/06/2025
Caraguatatuba realiza nova feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Caraguatatuba realiza nova feira de adoção de cães e gatos neste sábado

Dez animais estarão à espera de um novo lar na 2° edição da Feira de Adoção realizada neste sábado (14), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 12/06/2025
Saída fotográfica noturna explora luzes, cores e movimentos no Parque de Diversões Trombini neste sábado
Saída fotográfica noturna explora luzes, cores e movimentos no Parque de Diversões Trombini neste sábado

O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (21), das 17h30 às 21h30, uma saída fotográfica no Parque de Diversões Trombini, no Centro da cidade. O ponto de encontro será em frente ao quiosque Coconut, ao lado do parque. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/06/2025
9ª Semana Nacional de Arquivos inicia nesta terça em Caraguatatuba com programação especial
9ª Semana Nacional de Arquivos inicia nesta terça em Caraguatatuba com programação especial

Dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), a partir desta terça-feira (10/6), uma série de atrações especiais. A iniciativa também celebra o

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/06/2025
Caraguatatuba inicia Mês do Meio Ambiente com foco em nutrição e sustentabilidade
Caraguatatuba inicia Mês do Meio Ambiente com foco em nutrição e sustentabilidade

O Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRESANS) de Caraguatatuba promovem a programação especial do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba, iniciada na segunda-feira (2). As atividades, voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos e à promoção da sustentabilidade, foram realizadas no Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2025