Pesquisar No Site
Pista de skate de Caraguatatuba será transformada em uma grande obra de arte ao ar livre

Pista de skate de Caraguatatuba será transformada em uma grande obra de arte ao ar livre
Projeto Arte Grafite chega a Caraguatatuba entre os dias 25 e 29 de outubro. A pista de Skate da cidade será transformada em uma verdadeira tela. Esta é a proposta do projeto Arte Grafite que tem como objetivo criar obras de arte ao ar livre para quebrar a monotonia das cidades com desenhos e pinturas gigantes.
As obras serão produzidas pelo artista plástico Alexandre Fillage, reconhecido internacionalmente por sua inspiração na fauna brasileira. Ele vai grafitar nos quatro lados da Pista de Skate usando como base a fauna e a flora do município. O modelo de arte escolhido foi concebido e construído com o apoio de artistas da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Nestes cinco dias de evento serão ministradas oficinas gratuitas de grafite profissional para 120 crianças e adolescentes de 12 a 18 anos com o objetivo de despertar, por meio da arte, o olhar e os cuidados com os bem naturais do Planeta e promover, além da conscientização, acesso à cultura, ao lazer e ao entretenimento.
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e com patrocínio da Panco, o projeto Arte & Grafite, em Caraguatatuba, tem realização e organização da Perfectto Projetos, apoio da Fundacc e da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes.
Oficina de Grafite
As oficinas de artes plásticas terão aulas teóricas e práticas que resultarão em grandes obras de arte ao ar livre, tanto em extensão como em formatos, com temas voltados à preservação da flora e da fauna e alinhados com uma atividade esportiva como o skate.
Com isso, Caraguatatuba passará a ter este verdadeiro centro de arte como mais uma atração e um ponto de referência do município, que mostra a importância da beleza estética do grafite em centros urbanos.
Os participantes serão divididos em turmas de, no máximo, 30 participantes, marcadas para os horários das 8h, 10h, 13h e 15h. O projeto funcionará entre 8h e 17h. As inscrições dos interessados em fazer parte do projeto podem ser feitas junto à Fundacc pelo telefone (12) 3897-5660 até sexta-feira 22/10/21.
Os alunos participantes irão grafitar coletivamente com o artista e irão aprender as seguintes temáticas: a história do grafite; quem são os principais artistas de cada época; como diferenciar grafite de pichação e, na parte prática, conhecerão técnicas tradicionais como o uso de spray e como aplicar a distância e a velocidade no seu uso; que tipo de tinta usar, se a óleo ou acrílica; utilização de estêncil, aerógrafo, giz de cera, giz pastel, giz oleoso e de que forma podem obter uma visão de profundidade em suas obras.
Por questão de segurança, serão disponibilizados máscaras, luvas e óculos para todos os participantes, evitando inalação ou mesmo qualquer situação que ofereça risco. Em função do distanciamento social causado pela Covid-19, serão fornecidas máscaras para todos.
Sobre a PANCO:
A Panco é uma empresa 100% brasileira que iniciou suas atividades em 1952 na Vila Ré, Zona Leste de São Paulo. Seu slogan é “Amor, Carinho e Dedicação”, que traduz a filosofia da empresa e é aplicado em todos os seus processos, desde o desenvolvimento de produtos até a busca pela satisfação do consumidor. O Portfolio da Panco conta com mais de 150 produtos entre pães, bolos, biscoitos, salgadinhos, panettones, farináceos e macarrão instantâneo.
Sobre a PERFECTTO PROJETOS:
A Perfectto Projetos é uma empresa especializada na gestão e produção de projetos esportivos e culturais, por meio de mecanismos de incentivos fiscais, tendo realizado diversos projetos próprios e também com parcerias de empresas culturais, grupos de teatro e ONGs. Os projetos abrangem desde a produção de eventos culturais de grande proporção de público em praças públicas, até a circulação de projetos em escolas públicas e entidades assistenciais.
Cronograma
Segunda-feira – 25 de outubro
Das 8h às 17h: Aula teórica
Dias 26 a 28 de outubro
Das 8h às 17h: Aulas práticas
Dia 29 – Entrega de certificados
Veja Também Recentes

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas