Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba troca e revitaliza sinalização viária na cidade

Prefeitura de Caraguatatuba troca e revitaliza sinalização viária na cidade
Prefeitura de Caraguatatuba troca e revitaliza sinalização viária na cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou um trabalho de troca e revitalização da sinalização viária no município. Alguns conjuntos semafóricos estão sendo trocados e outros colocados, bem como placas de sinalizações horizontais e verticais.

#PraCegoVer: Agente de Trânsito na Avenida Anchieta controla passagem de veículos enquanto é feita sinalização (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com o secretário da pasta, Marcel Giorgeti, os semáforos da Avenida Anchieta com a Rua Santa Cruz (Calçadão) estão sendo revitalizados e ganhando novas tecnologias para ajudar também o pedestre.

Para evitar o avanço dos veículos com o sinal vermelho, eles também passam a ler esse tipo de infração, que pode gerar atropelamentos.

O mesmo ocorre com os semáforos da Avenida Frei Pacífico Wagner, com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno e com a Rua Osvaldo Cruz, todos no centro. “Para evitar os problemas que tínhamos com o excesso de apertos nas botoeiras, este sistema também está sendo atualizado e terá tempo certo de mudar a marcação de tempo”, explica o secretário.

Em relação à sinalização viária, o serviço será executado em todo o município, com trocas de placas antigas, aplicação de tintas com maior tempo de via, implantação de novas lombadas e travessia de pedestres.

Conforme Marcel Giorgeti, a implantação da sinalização viária horizontal, vertical, semafórica e dispositivos auxiliares se faz necessária nas vias municipais em sua área central e bairros uma vez que estão desgastadas e em diversos locais e fora de padronização conforme resoluções do Contran (Conselho Nacional do Trânsito).

Ele cita, ainda, a necessidade de sinalização de novas vias asfaltadas em que ainda não existe a sinalização e que deve, conforme o CTB, ser realizada pelo poder público, bem como a revitalização da sinalização horizontal no centro da cidade, onde há mais conflitos de tráfego e mais exigência de sinalização ostensiva e hoje se encontra praticamente apagada pelo atrito pneu-pavimento ao longo dos últimos anos.

“Essa sinalização proverá não só o ordenamento do tráfego, mas a delimitação importante e democratização do uso do espaço público urbano através de sinalização especial, como portadores de necessidades especiais, idosos, áreas delimitadas para carga e descarga de mercadorias, embarque e desembarque de passageiros, pontos de táxis, baias de ônibus, entre outros”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/09/2026
WhatsApp Image 2026-09-04 at 15.12.19
Mutirão de limpeza retira mais de 40 kg de resíduos da Praia do Porto Novo

Um mutirão de limpeza realizado na manhã da última sexta-feira (5), na Praia do Porto Novo, resultou na retirada de 40,6 quilos de resíduos da faixa de areia. Entre os materiais recolhidos estavam 300 bitucas de cigarro, 86 pedaços de isopor e centenas de itens plásticos descartados irregularmente. A ação

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 08/09/2026
Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba
Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba

Na madrugada de domingo (20), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foram informados por um munícipe que circulava pelas imediações em uma motocicleta, que havia presenciado disparos de arma de fogo efetuados para o alto por um indivíduo que conduzia um Chevrolet Cruze, de cor branca, em via

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Sem categoria Publicado em 23/09/2026
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/09/2026
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos

A atualização profissional, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre doação de órgãos e tecidos foram temas do V Encontro das Equipes Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 1º e 2 de setembro na capital. Promovido

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/09/2026