Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba troca e revitaliza sinalização viária na cidade

Prefeitura de Caraguatatuba troca e revitaliza sinalização viária na cidade
Prefeitura de Caraguatatuba troca e revitaliza sinalização viária na cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou um trabalho de troca e revitalização da sinalização viária no município. Alguns conjuntos semafóricos estão sendo trocados e outros colocados, bem como placas de sinalizações horizontais e verticais.

#PraCegoVer: Agente de Trânsito na Avenida Anchieta controla passagem de veículos enquanto é feita sinalização (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com o secretário da pasta, Marcel Giorgeti, os semáforos da Avenida Anchieta com a Rua Santa Cruz (Calçadão) estão sendo revitalizados e ganhando novas tecnologias para ajudar também o pedestre.

Para evitar o avanço dos veículos com o sinal vermelho, eles também passam a ler esse tipo de infração, que pode gerar atropelamentos.

O mesmo ocorre com os semáforos da Avenida Frei Pacífico Wagner, com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno e com a Rua Osvaldo Cruz, todos no centro. “Para evitar os problemas que tínhamos com o excesso de apertos nas botoeiras, este sistema também está sendo atualizado e terá tempo certo de mudar a marcação de tempo”, explica o secretário.

Em relação à sinalização viária, o serviço será executado em todo o município, com trocas de placas antigas, aplicação de tintas com maior tempo de via, implantação de novas lombadas e travessia de pedestres.

Conforme Marcel Giorgeti, a implantação da sinalização viária horizontal, vertical, semafórica e dispositivos auxiliares se faz necessária nas vias municipais em sua área central e bairros uma vez que estão desgastadas e em diversos locais e fora de padronização conforme resoluções do Contran (Conselho Nacional do Trânsito).

Ele cita, ainda, a necessidade de sinalização de novas vias asfaltadas em que ainda não existe a sinalização e que deve, conforme o CTB, ser realizada pelo poder público, bem como a revitalização da sinalização horizontal no centro da cidade, onde há mais conflitos de tráfego e mais exigência de sinalização ostensiva e hoje se encontra praticamente apagada pelo atrito pneu-pavimento ao longo dos últimos anos.

“Essa sinalização proverá não só o ordenamento do tráfego, mas a delimitação importante e democratização do uso do espaço público urbano através de sinalização especial, como portadores de necessidades especiais, idosos, áreas delimitadas para carga e descarga de mercadorias, embarque e desembarque de passageiros, pontos de táxis, baias de ônibus, entre outros”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024