Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba realiza atividades cívicas em alusão ao Dia da Independência
Educação de Caraguatatuba realiza atividades cívicas em alusão ao Dia da Independência

#PraCegoVer: Alunos do Cei/Emei Leonor Mendes de Barros, no bairro Travessão, durante atividades realizadas em alusão ao Dia da Independência do Brasil (Foto:Divulgação /PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, realizou atividades cívicas presenciais e remotas com alunos da rede municipal. Sem desfile, mas com patriotismo, as escolas se empenharam em atividades no desenvolvimento do sentimento de amor à pátria e aos símbolos.
Conhecer a si mesmo, a que grupo pertence, a história da sua nação e os símbolos que a representam é um dos objetivos das atividades realizadas na semana da pátria.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância desta data cívica. “Desde pequenos aprendemos os valores e princípios que levaremos para a vida toda, como a obediência aos pais, respeito ao próximo, cuidado com a natureza e o amor pela pátria. Em casa e na escola aprendemos sobre o lugar onde moramos, nossa história, nossos direitos e deveres e a importância de sermos cidadãos ativos, que contribuem para o desenvolvimento do país”, disse.

#PraCegoVer: Alunos da Emef Prof. Antônio Freitas de Avelar , no bairro Estrela D´Alva, durante atividades realizadas em alusão ao Dia da Independência do Brasil (Foto:Divulgação /PMC)
Na programação do projeto pedagógico, os alunos desenvolveram atividades com recortes, colagens, pinturas, musicais e teatrais, produção de textos; utilizadas para transmitir o conhecimento histórico da data, bem como ressignificar sua importância cívica.
O tema foi trabalhado nas 54 unidades escolares da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, através das disciplinas curriculares propostas conforme a etapa de ensino, desde as unidades de educação infantil, aos alunos da educação para jovens e adultos (EJA).
Veja Também Recentes
Caraguatatuba fortalece formação da rede municipal e reúne cerca de 100 servidores no enfrentamento ao trabalho infantil
Durante o mês de setembro, as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), em articulação com a Comissão Municipal do PETI, promoveram quatro ações formativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil em Caraguatatuba. As atividades reuniram cerca de 100 servidores municipais de diferentes áreas
Caraguatatuba é selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026
Caraguatatuba foi selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026, que será realizada de 19 a 22 de outubro, no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Durante todo o evento, a participação ocorrerá no espaço Crie Políticas Públicas, integrado à Arena Cidade Empreendedora – Cidades
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026
A atleta de Caraguatatuba Sofia Marques conquistou a medalha de ouro nos Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026, realizado no último sábado (10), no Centro Olímpico Thomaz Mazzoni, no bairro Vila Maria, na capital paulista. A capoeirista competiu na categoria feminina de 18 a 35 anos e alcançou o lugar mais
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais aprovados de quatro funções do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou quatro aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (9/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 67ª convocações do Edital 003 (da ordem
Caraguá Segura avança para nova fase de operações integradas
O Caraguá Segura terá uma nova etapa de operações em Caraguatatuba, com maior troca de informações entre as forças de segurança e os setores da Prefeitura envolvidos no programa. As próximas ações foram discutidas em reunião realizada na última semana no gabinete do prefeito Mateus Silva, que também fez um