Pesquisar No Site
Iniciadas ações para retomada do Projeto Câmara Jovem Caraguatatuba
Iniciadas ações para retomada do Projeto Câmara Jovem Caraguatatuba
Representantes da Secretaria de Educação e da Câmara Municipal de Caraguatatuba se reuniram na última segunda-feira (9) para tratar sobre a reformulação do projeto Câmara Jovem. A proposta é que o projeto seja retomado com a participação dos alunos em 2022 e a formação dos professores seja realizada ainda no decorrer do segundo semestre letivo de 2021.

#PraCegoVer: Imagem dos Jovens Vereadores Caraguatatubenses durante sessão da Câmara (Imagem gerada antes da pandemia da Covid-19) (Foto: Reprodução/Câmara Jovem Caraguatatuba)
A Câmara Jovem de Caraguatatuba, instituída pelo Programa Jovem Legislador, tem o objetivo de oferecer aos estudantes, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência de processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comenta que o projeto, além de permitir a elaboração de proposituras legislativas, fomenta o despertar do senso crítico dos jovens. “Mais que um programa, a Câmara Jovem é um instrumento de educação voltado para o preparo consciente do exercício da cidadania”, disse.
O projeto contemplará 30 alunos de 11 a 15 anos de idade, sendo 15 jovens vereadores e 15 jovens suplentes, que irão representar e legislar seu mandato no período de um ano.
A comissão organizadora contará com a participação dos Vereadores da Câmara Jovem dos anos anteriores, que contribuirão com sua experiência anterior e ajudarão na divulgação das ações nas redes sociais.
A expectativa é de que as inscrições sejam abertas no mês de fevereiro de 2022 e que a posse e a diplomação ocorram durante as festividades do aniversário da cidade.
Veja Também Recentes
Peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” estreia em Caraguatatuba com entrada gratuita
O Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, recebe nos dias 2 e 3 de outubro (sexta-feira e sábado), às 19h, a estreia da peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael Carvalho, a peça
Semana de Valorização da Pessoa Idosa terá show com Wanderléa, concurso Miss e Mister 60+ teatro dança palestras e jogos esportivos
A Semana de Valorização da Pessoa Idosa 2026, que será realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Caraguatatuba, chega novamente para fortalecer o diálogo intergeracional e o protagonismo da população Idosa e reafirmar seu papel essencial na construção de uma sociedade para todas as idades,
Exposição de Orquídeas em Caraguatatuba atrai visitantes de quatro estados brasileiros e 56 cidades
A 46ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba reuniu 2.210 visitantes no último fim de semana, entre os dias 9 e 11 de outubro. O evento registrou público de quatro estados brasileiros e 56 cidades que passaram pela Secretaria de Turismo. Organizado pela Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN), com apoio
Estudo aponta sensibilidades da dinâmica costeira de Caraguatatuba e impactos da erosão marinha
Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) e Associação Caraguatás Ambiental (ACA) se reuniram na última quinta-feira (8/10), no Gabinete do Prefeito, para a apresentação de um estudo sobre os impactos provocados pela erosão marinha, ocupação desordenada e mudanças climáticas na dinâmica costeira
Estudantes de Caraguatatuba preparam curta-metragem durante formação audiovisual
Cerca de 20 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba participaram, na última sexta-feira (2) e no sábado (3), de uma formação prática em audiovisual conduzida por profissionais do cinema. As atividades ocorreram na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Travessão, e no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), no