Pesquisar No Site
Palestra esclarece dúvidas sobre a vacinação contra Covid-19 para idosos da Vila Dignidade
Palestra esclarece dúvidas sobre a vacinação contra Covid-19 para idosos da Vila Dignidade
Os idosos moradores da Vila Dignidade assistiram palestra sobre a relevância da vacinação contra a Covid-19. O bate-papo foi promovido pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) em sua sede, no Jardim Jaqueira.

#PraCegoVer: Salão do Ciapi no Jardim Jaqueira. Várias pessoas estão sentadas em cadeiras, com distanciamento de dois metros entre elas e usam máscara de proteção. Elas assistem palestra ministrada pela enfermeira, Ticiana Baise dos Santos, que também usa máscara de proteção. (Foto: Divulgação/PMC)
No encontro, a enfermeira Ticiana Baise dos Santos, do IDGT – Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social, instituição que administra o Ciapi, falou sobre a importância de tomar as duas doses do imunizante, reação vacinal, uso da máscara mesmo após a vacinação, entre outros assuntos.
“Hoje, no Brasil, temos um índice considerável de idosos que não foram tomar a segunda dose. A preleção foi justamente para que eles entendam a importância da imunização completa, mesmo para aqueles que já tiveram a doença. E reforçar que, mesmo tendo tomado as duas doses, o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos continuam sendo fundamentais no combate à doença”, disse a enfermeira.
A moradora da Vila Dignidade, Maria José Vilas Boas, 67 anos, tinha dúvidas quanto à reação ou não à vacina e eficácia.
“Como não tive reação nenhuma (febre, dor de cabeça, dores no corpo, etc..) fiquei na dúvida se tinha feito efeito, se realmente fiquei imunizada. A enfermeira explicou que cada organismo reage de uma forma e que a vacina faz efeito, independente se a pessoa tem reações ou não”, contou.
Outro residente do local, Donizete Barbosa dos Santos, 66 anos, disse que tomou a primeira dose e que a segunda será na primeira semana de setembro. “Tive Covid-19 em dezembro do ano passado. Mas os sintomas foram leves. Mesmo assim, não tive dúvidas em tomar a vacina. Também não tive reação e recomendo que as pessoas se imunizem”, declarou.
A Vila Dignidade é um programa de moradia da Prefeitura de Caraguatatuba que atende idosos sem vínculos familiares e independentes fisicamente. Para ocupar uma das casas, vários critérios sociais devem ser atendidos. Ela fica localizada no bairro Jardim Jaqueira.
Veja Também Recentes
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher fortalece rede de proteção e debate enfrentamento à violência em Caraguatatuba
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na quarta-feira (26), o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com o tema “Fortalecendo a rede, garantindo direitos e rompendo o ciclo da
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar de Recursos Humanos
O curso de Auxiliar de Recursos Humanos formou 24 alunos na quarta-feira (12), durante a aula final realizada no Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP), no bairro Indaiá. A capacitação integra o programa de qualificação profissional básica QB FIC, do Centro Paula Souza, e é desenvolvida em parceria
Basquete feminino Sub-15 de Caraguatatuba garante classificação para próxima fase da Região III
A equipe de basquete feminino Sub-15 de Caraguatatuba entrou em quadra no domingo (23), no Ginásio da CTI, em Taubaté, para disputar mais uma rodada da Região III da Federação. Na primeira partida do dia, Caraguatatuba enfrentou a equipe de Taubaté e conquistou a vitória por 36 a 28. No
CUCCA: Fundacc lança nova ferramenta para mapear e fortalecer cultura em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) dá um passo importante para o desenvolvimento artístico e cultural do município com o lançamento oficial do CUCCA – Cadastro Unificado de Artistas e Coletivos de Caraguatatuba. A ferramenta entra em operação nesta quarta-feira (26/8) e será um dos principais instrumentos para
CaraguaPrev recadastra segurados inativos aniversariantes de agosto até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de agosto precisam fazer a prova de vida anual obrigatória até dia 31 (segunda-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha