Pesquisar No Site
Caraguatatuba instala 164 pontos de luz no 1º semestre e prepara novos projetos para o município

Caraguatatuba instala 164 pontos de luz no 1º semestre e prepara novos projetos para o município
Desde 2017, Caraguatatuba vem se destacando em iluminação pública com a instalação de mais de 21 mil pontos de LED pela cidade. O serviço é feito pela concessionária Caraguá Luz S.A. e neste ano os avanços continuam.
Do começo deste ano até o mês de junho, o município recebeu mais 164 pontos de luz LED. O bairro que mais recebeu o serviço foi o Pegorelli, com 48 novos pontos, seguido pelo Golfinhos com 31, Morro do Algodão com 13 e Praia das Palmeiras com 11.
Cerca de 90% do município já é atendido por luminárias LED, com elevada performance e eficiência energética. Hoje a cidade tem cerca de 21.800 luminárias com essa tecnologia e o parque de iluminação pública de Caraguatatuba conta com 24.864 pontos de luz.
As lâmpadas de LED, instaladas em cada poste, são o que há de mais avançado em iluminação de rua no mundo e, além de ser ecologicamente correta, a iluminação com lâmpadas LED garante também uma maior durabilidade, fazendo com que a manutenção demore mais tempo para acontecer.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, a modernização da iluminação pública traz mais conforto, segurança e cidadania aos moradores de Caraguatatuba. “Quando você tem um bairro ou rua iluminados já afasta a criminalidade e ainda valoriza o imóvel do cidadão. A ideia é melhorar a quantidade de luz e a uniformidade desta iluminação nas vias da cidade. Em alguns pontos chegou a 84% a redução do consumo médio, porém, o principal objetivo é promover a segurança nos bairros”, destaca.
Próximos Passos
A concessionária Caraguá Luz agora prepara novos projetos em pontos específicos da cidade. A responsável pelo serviço de iluminação vai instalar 145 pontos em praças localizadas na UBS Tinga, Igreja Santa Terezinha e Divino Espirito Santo, Rua Walfrido Arouca no Centro e no CIDE Perequê Mirim.
Além disso, a Caraguá Luz prepara também a iluminação em outros locais da cidade com mais outros 286 pontos de LED, sendo eles a ciclovia no bairro Perequê Mirim, Av. Brasília, Av. Ivo Gonçalves Relva, Av. Antonio do Rego, Av. Alcides de Castro Galvão e Av. Cardeal.
Por fim, o Morro do Camaroeiro, Santo Antonio, Praia da Mococa e a divisa com a cidade de Ubatuba também devem receber intervenções de iluminação com LED.
Veja Também Recentes

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período