Pesquisar No Site
Fiscalização: Quatro estabelecimentos são autuados por desrespeitarem protocolos sanitários contra Covid
Fiscalização: Quatro estabelecimentos são autuados por desrespeitarem protocolos sanitários contra Covid
O final de semana, em Caraguatatuba, foi marcado pela autuação de quatro estabelecimentos comerciais que deixaram de respeitar os protocolos sanitários em relação à Covid-19. Aglomeração, não cumprimento de horário de funcionamento e falta do uso de máscaras foram as infrações identificadas.
Desde o início da pandemia foi criada uma força-tarefa pela Prefeitura de Caraguatatuba para orientar comerciantes e moradores sobre a necessidade de seguir os protocolos com o objetivo de evitar o avanço da doença.

#PraCegoVer: Imagem da Avenida da Praia vazia (Foto: Divulgação/PMC)
A equipe é formada por servidores das Secretarias de Urbanismo (Fiscalização de Posturas), Fazenda (Fiscalização do Comércio), Saúde (Vigilância Sanitária), Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Agentes de Trânsito), Desenvolvimento Social e Cidadania (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente+ Conselho Tutelar), Procon, além de contar com apoio da Polícia Militar.
Os fiscais encontraram, durante as abordagens no final de semana, adegas e restaurantes descumprindo os protocolos sanitários nos bairros Capricórnio, Sumaré e Morro do Algodão.
Em um deles havia aglomeração de pessoas, desrespeitando os 60% da capacidade do local. Outros dois estavam abertos após as 22h, o que contraria decreto municipal que estipulou este horário. O último estava com clientes sem o uso da máscara facial, que é obrigatório.
As autuações foram feitas pela Vigilância Sanitária que esteve em 26 estabelecimentos. Alguns dos infratores já foram autuados outras vezes, por isso o valor mínimo, de 1 mil VRM (R$ 3.740) pode ser dobrado pela reincidência. No sábado, houve acompanhamento do Procon.
A Resolução 96/2020 da Secretaria de Saúde do Estado, publicada no dia 1º de julho de 2020, regulamentou as punições para quem infringir o Decreto Estadual 64.959/2020.
O artigo 6º da Resolução estabelece multa de 182 Unidades Fiscais do Estado (Ufesps), que corresponde a R$ 5.294,38 para cada usuário que estiver dentro de estabelecimento comercial e de prestação de serviço fiscalizados.
Já o artigo 7º define as penalidades para o pedestre que não estiver usando a mascar ou a utilizá-la de forma incorreta, sem a cobertura do nariz e da boca. A multa é fixada em 19 Ufesps, ou seja, R$ 552,71. Neste caso, as ações são realizadas juntamente com a Polícia Militar.
No geral, a força-tarefa esteve em quase 230 estabelecimentos comercais e mais 27 quiosques. A fiscalização de Posturas também atendeu 23 denúncias de perturbação, sendo que um bar foi multado em R$ 1.720,40 por barulho.
Nas feiras livres e do Rolo a equipe abordou 63 pessoas sem máscaras que foram orientadas a colocar o acessório de proteção contra a Covid.
Em relação aos fluxos/rolezinhos, as equipes do social (CMDCA e Conselho Tutelar) fizeram cerca de 2.160 abordagens a pessoas que também estavam sem máscara. Esse grupo também visa coibir a venda e consumo de bebidas alcoólicas e drogas por jovens, por isso, foram realizadas nove abordagens.
Veja Também Recentes
Prefeitura convoca mais 12 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza urbana de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 12 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (17/6), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
Capacitação reforça segurança alimentar e qualifica manipuladores de alimentos em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu, nos dias 17 e 18 de junho, mais um curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorreu na sede do equipamento e reuniu 22 participantes que atuam ou têm interesse na área de alimentação. O curso foi ministrado pela nutricionista
Reclamações financeiras e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba formalizou 504 dos 1.018 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Outros 514 atendimentos estavam ligados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 174 queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas
Caraguatatuba conquista vice-campeonato da Liga Metropolitana de Basquete Feminino Adulta
Caraguatatuba conquistou o segundo lugar na Liga Metropolitana de Basquete Feminino, em competição realizada neste domingo (14), no SESC de Taubaté. Representando o município, as atletas Vitória, Waly, Jaqueline, Juliana, Larissa, Carolina, Catarina, Tamires, Javieira, Sabrina, Maria Eugênia e a capitã Thays demonstraram talento, determinação e espírito de equipe ao
Prefeitura recupera trecho da Travessa Cid Galvão no Centro de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a substituição dos bloquetes da Travessa Cid Galvão, no Centro, por massa asfáltica. A equipe executou a preparação da caixa de pavimentação e a previsão é que o asfalto seja aplicado na próxima semana. O tráfego de veículos na via