Pesquisar No Site
Defesa Civil: Aumenta captura de abelhas no mês de abril

Defesa Civil: Aumenta captura de abelhas no mês de abril
Balanço divulgado pela Defesa Civil aponta que a captura de abelhas foi a principal ocorrência atendida no mês de abril. Do total de 73 registros, 36 foram de retirada de colmeias delas, e 12 de marimbondos.

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil está com roupa protetora para a captura de abelha (Foto: Divulgação/PMC)
Em relação a mês de março, houve aumento de um atendimento relacionado com queda de árvores, passando de nove para 10 e quatro a mais de vistoria em geral que passou de quatro para oito.
Já atendimento de ocorrência de deslizamento de terra passou de um caso para dois no mês passado, mas sem necessidade de remoção de moradores.
Em relação às demandas que entraram pelo Canal 156, houve uma queda, sendo 10 em março e sete em abril. Há outros dois casos considerados corriqueiros.
Em relação às abelhas, o agente da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, que tem curso de apicultor, explica que no período mais quente a incidência é realmente maior porque elas têm mais flores para coletarem a seiva, levarem para a colmeia e se movimentam mais.
“Paralelamente, a população também usa o período de calor para fazer reformas em casa e acaba por encontrar mais colmeias”, esclarece.
Neste caso, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 que a equipe vai até o local para fazer a remoção. Isso ocorre porque no Brasil as abelhas das espécies europeias e africanas foram introduzidas, mas são mais nocivas e agressivas. “Por isso a orientação é não tentar fazer a remoção sozinho”, alerta Medeiros.
Ele ainda explica que a rainha coloca uma média de 1.500 a 2 mil ovos por dia para manter as operárias trabalhando nas colmeias, até porque o ciclo de vida delas é de 45 dias entre o nascimento e a morte.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, explica que a meta é atuar sempre com a captura e não o extermínio.
Veja Também Recentes

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba