Pesquisar No Site

Rio Tabatinga: Ação de despoluição alerta para alto índice de coliformes fecais

Publicado em: 13/05/2021
Destaques
Rio Tabatinga: Ação de despoluição alerta para alto índice de coliformes fecais
Rio Tabatinga: Ação de despoluição alerta para alto índice de coliformes fecais

A manhã desta quinta-feira (13) foi marcada pela ação “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”, que visa a melhoria do corpo d´água que está localizado na região norte de Caraguatatuba, divisa com Ubatuba. Há mais de um ano a praia se mantém com a bandeira vermelha da Cetesb, que indica poluição da água do mar no trecho próximo ao rio.

#PraCegoVer: Secretário de Urbanismo Wilber Cardozo e o presidente do Ceepam, Eduardo Leduc, estão em pé, ao lado de placa colocada próximo ao rio (Foto: Luís Gava/PMC)

O presidente da ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc, se reuniu com representantes das Secretarias de Urbanismo, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além da Polícia Ambiental, Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba, Pioneira, Sabesp, Ambiotec, Hidrel e condomínios Costa Verde Tabatinga e Ilhas Canárias, além de moradores, para apresentar o projeto.

Na ocasião, ele apontou um dado considerado preocupante por todos que foi a análise de amostras de água do rio onde a quantidade de coliformes fecais, tolerável pela Cetesb e Organização Mundial de Saúde, chega a 30 vezes mais dos índices recomendados.

#PraCegoVer: Veleiro colocado na água tem uma bandeira onde está escrito: vamos despoluir o rio Tabatinga, e um vaso sanitário (Foto: Luís Gava/PMC)

“Há pontos depois da ponte da Rodovia Rio-Santos (SP-55) e a desembocadura do rio onde a coleta sinalizou de 15 mil a 300 mil, quando o tolerável é de 5 mil”, alerta Leduc. Segundo ele, o trecho é pequeno e passível do problema ser resolvido. “Essa ação tem esse objetivo: identificar os pontos de poluição”.

Para o secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, essa ação conjunta é importante e de relevância primordial para o município em relação à degradação ambiental. “A partir do momento que o prefeito Aguilar Junior soube da iniciativa, nos pediu urgência nas ações efetivas da Secretaria em cima do que é proposto”.

Para ele, desde que a secretaria abraçou o projeto, foi possível identificar a necessidade do trabalho conjunto entre os órgãos públicos e a sociedade civil. Ele lembra dos problemas já identificados como despejo irregular de esgoto no rio, bem como ligações clandestinas de água e reforça que os responsáveis são notificados e se não realizaram a ligações à rede da Sabesp no prazo determinado sofrerão sanções e os casos serão enviados ao Ministério Público.

#PraCegoVer: Secretário de Urbanismo Wilber Cardozo e o presidente do Ceepam, Eduardo Leduc, estão agachados e fazem o plantio de uma mudao (Foto: Luís Gava/PMC)

Na avaliação do diretor do PESM, Miguel Nema, a manutenção da vida é fundamental, principalmente porque as principais nascentes estão dentro do Parque. “É importante para proteger o trecho que não está dentro do PESM e faz parte do apoio que estamos dando para a ação”.

Também presente na ação, o capitão Igor Hiasa, comandante da Polícia Ambiental do Litoral Norte, comentou sobre as atividades realizadas na região do rio Tabatinga. “É de extrema importância mantermos a preservação desse rio, tanto na questão de destinação de resíduos, mas também na preservação da mata ciliar porque intervenção é crime e o responsável responde criminalmente por isso”.

Ações executadas

Entre as medidas a serem executadas a partir desta ação estão a instalação de placas informativas, plantios de mudas de árvores frutíferas, entrega de panfletos e colocação de banners em comércios do bairro.

Para chamar a atenção da comunidade e visitante, também foi colocado um casco de veleiro com um vaso sanitário dentro simbolizando a preocupação com o despejo irregular de esgoto.

Além da questão ambiental, os organizadores atentam para os problemas de saúde que a poluição pode ocasionar para os banhistas do rio e das praias.

“A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite, que apresenta como sintomas o vômito, dores de estômago, diarreia e febre. A poluição pode também causar a hepatite e outras doenças oportunistas como conjuntivites, otites e doenças na pele”, alerta presidente do Ceepam, acrescentando que “nadamos em nosso próprio lixo e esgoto. Precisamos vamos mudar isso”.  

O bairro da Tabatinga é atendido pela rede de esgoto da Sabesp e todos os moradores devem realizar a ligação doméstica aos ramais que passam pelas ruas. Caso isso não seja feito, o proprietário está sujeito à multa de 460 VRM (Valor de Referência do Município), hoje equivalente a R$ 1.720,40, com base na Lei 1.144/1980 artigo 43 e 53 da Lei 1.388/1986 (Código de Postura).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

DSC_8268
Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início

Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/04/2025
Copa Nova Liga (2)
Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba

Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2025
Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras, neste fim de semana, em Caraguatatuba
Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba

O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2025
Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba

Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/04/2025
Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril

A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 04/04/2025