Pesquisar No Site

Rio Tabatinga: Ação de despoluição alerta para alto índice de coliformes fecais

Publicado em: 13/05/2021
Destaques
Rio Tabatinga: Ação de despoluição alerta para alto índice de coliformes fecais
Rio Tabatinga: Ação de despoluição alerta para alto índice de coliformes fecais

A manhã desta quinta-feira (13) foi marcada pela ação “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”, que visa a melhoria do corpo d´água que está localizado na região norte de Caraguatatuba, divisa com Ubatuba. Há mais de um ano a praia se mantém com a bandeira vermelha da Cetesb, que indica poluição da água do mar no trecho próximo ao rio.

#PraCegoVer: Secretário de Urbanismo Wilber Cardozo e o presidente do Ceepam, Eduardo Leduc, estão em pé, ao lado de placa colocada próximo ao rio (Foto: Luís Gava/PMC)

O presidente da ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc, se reuniu com representantes das Secretarias de Urbanismo, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além da Polícia Ambiental, Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba, Pioneira, Sabesp, Ambiotec, Hidrel e condomínios Costa Verde Tabatinga e Ilhas Canárias, além de moradores, para apresentar o projeto.

Na ocasião, ele apontou um dado considerado preocupante por todos que foi a análise de amostras de água do rio onde a quantidade de coliformes fecais, tolerável pela Cetesb e Organização Mundial de Saúde, chega a 30 vezes mais dos índices recomendados.

#PraCegoVer: Veleiro colocado na água tem uma bandeira onde está escrito: vamos despoluir o rio Tabatinga, e um vaso sanitário (Foto: Luís Gava/PMC)

“Há pontos depois da ponte da Rodovia Rio-Santos (SP-55) e a desembocadura do rio onde a coleta sinalizou de 15 mil a 300 mil, quando o tolerável é de 5 mil”, alerta Leduc. Segundo ele, o trecho é pequeno e passível do problema ser resolvido. “Essa ação tem esse objetivo: identificar os pontos de poluição”.

Para o secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, essa ação conjunta é importante e de relevância primordial para o município em relação à degradação ambiental. “A partir do momento que o prefeito Aguilar Junior soube da iniciativa, nos pediu urgência nas ações efetivas da Secretaria em cima do que é proposto”.

Para ele, desde que a secretaria abraçou o projeto, foi possível identificar a necessidade do trabalho conjunto entre os órgãos públicos e a sociedade civil. Ele lembra dos problemas já identificados como despejo irregular de esgoto no rio, bem como ligações clandestinas de água e reforça que os responsáveis são notificados e se não realizaram a ligações à rede da Sabesp no prazo determinado sofrerão sanções e os casos serão enviados ao Ministério Público.

#PraCegoVer: Secretário de Urbanismo Wilber Cardozo e o presidente do Ceepam, Eduardo Leduc, estão agachados e fazem o plantio de uma mudao (Foto: Luís Gava/PMC)

Na avaliação do diretor do PESM, Miguel Nema, a manutenção da vida é fundamental, principalmente porque as principais nascentes estão dentro do Parque. “É importante para proteger o trecho que não está dentro do PESM e faz parte do apoio que estamos dando para a ação”.

Também presente na ação, o capitão Igor Hiasa, comandante da Polícia Ambiental do Litoral Norte, comentou sobre as atividades realizadas na região do rio Tabatinga. “É de extrema importância mantermos a preservação desse rio, tanto na questão de destinação de resíduos, mas também na preservação da mata ciliar porque intervenção é crime e o responsável responde criminalmente por isso”.

Ações executadas

Entre as medidas a serem executadas a partir desta ação estão a instalação de placas informativas, plantios de mudas de árvores frutíferas, entrega de panfletos e colocação de banners em comércios do bairro.

Para chamar a atenção da comunidade e visitante, também foi colocado um casco de veleiro com um vaso sanitário dentro simbolizando a preocupação com o despejo irregular de esgoto.

Além da questão ambiental, os organizadores atentam para os problemas de saúde que a poluição pode ocasionar para os banhistas do rio e das praias.

“A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite, que apresenta como sintomas o vômito, dores de estômago, diarreia e febre. A poluição pode também causar a hepatite e outras doenças oportunistas como conjuntivites, otites e doenças na pele”, alerta presidente do Ceepam, acrescentando que “nadamos em nosso próprio lixo e esgoto. Precisamos vamos mudar isso”.  

O bairro da Tabatinga é atendido pela rede de esgoto da Sabesp e todos os moradores devem realizar a ligação doméstica aos ramais que passam pelas ruas. Caso isso não seja feito, o proprietário está sujeito à multa de 460 VRM (Valor de Referência do Município), hoje equivalente a R$ 1.720,40, com base na Lei 1.144/1980 artigo 43 e 53 da Lei 1.388/1986 (Código de Postura).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024