Pesquisar No Site
Acalento reúne professores e profissionais da Inclusão em vivência sobre Equoterapia

Acalento reúne professores e profissionais da Inclusão em vivência sobre Equoterapia

Inclusão em vivência sobre Equoterapia (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Profissionais das salas de recursos, dos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (Cries), do setor de Educação Inclusiva, do Apoio Pedagógico e Supervisão da Secretaria de Educação e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) participaram de vivência em equoterapia na Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, na manhã desta sexta-feira (28), no Porto Novo.
O grupo foi recepcionado pela presidente da Acalento, Zenaide de Souza Vernizzi, e pela coordenadora técnica, Daniela Nunes Marazzi, que trabalha na instituição como fisioterapeuta.
A Acalento atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares por meio de uma equipe multidisciplinar há 13 anos. A entidade promove a reabilitação pela equoterapia a cerca de 150 pessoas por meio de convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba, entidades particulares e de filantropia.
A secretária da Sepedi, Giovana Giovana Pacelli Capucho, falou sobre a importância de estudar a inclusão e trocar experiências. E ressaltou que o número de atendimentos pelo convênio da Sepedi/Acalento aumentou em 30%.

Inclusão em vivência sobre Equoterapia (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Após conhecerem um pouco do método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial dos pacientes, os participantes foram divididos em três grupos durante a vivência.
A fonoaudióloga do Cries do Perequê-Mirim, Rosa Angela Maria, participou do grupo que escovou e alimentou os cavalos, prática voltada para trabalhar afetividade, coordenação motora, destreza, sociabilidade, entre outras questões. “Não conhecia a Acalento e foi uma excelente oportunidade de conhecer esse trabalho maravilhoso de perto”, disse.
A professora da sala de recursos de três escolas municipais, Adriana Moreno, nunca estava no grupo de montaria. “Nunca havia montado um cavalo e topei o desafio. Tenho duas alunas autistas que frequentam a Acalento. Muito importante o resultado que a equoterapia proporciona”, avaliou.

Inclusão em vivência sobre Equoterapia (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Eventos
Neste domingo (30) acontece a Festa da Tainha, em parceria com o Quiosque do Alemão, a partir das 12h. Segundo a entidade, 50% da arrecadação será doada para a associação.
Já no dia 12 de agosto será a vez da feijoada, também a partir das 12h. O valor cobrado será R$ 30 por pessoa.
Acalento – Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 9.152, bairro Porto Novo. Horário de atendimento: das 8h às 17h. Telefone: (12) 3887-9043.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas