Pesquisar No Site

Ecopontos de Caraguatatuba registram aumento de 30% no mês de janeiro

Ecopontos de Caraguatatuba registram aumento de 30% no mês de janeiro
Ecopontos de Caraguatatuba registram aumento de 30% no mês de janeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), tem trabalhado ativamente com a população sobre a importância da reciclagem e o descarte correto de resíduos. Prova disso foi o aumento em mais de 30% de recebimento de materiais nos três Ecopontos da cidade.

Segundo balanço divulgado pela SMAAP, em janeiro deste ano, os Ecopontos receberam 8.205 toneladas de material em comparação ao mesmo período de 2020, com 6.165 toneladas recolhidas.

#PraCegoVer: Várias caçambas verdes dentro do Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo a secretária adjunta da SMAAP, Tatiana Scian, o aumento se deve a maior divulgação dos Ecopontos e pela população e turistas terem adotado a prática do descarto correto.

Outra contribuição importante foi o fato de que, devido à pandemia da Covid, onde as famílias passaram mais tempo dentro de casa, houve aumento o consumo de resíduos e a limpeza da residência, como podas, troca de móveis, corte de árvore, entre outros fatores.

Os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente, como resíduos de construção civil, pneus, lâmpadas, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinhas, pilhas, entre outros.

Para conseguir atender toda a população, foram instalados em pontos estratégicos da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A Prefeitura estuda a implantação de mais dois na região Sul.

#PraCegoVer: Diversos tipos de resíduos descartados irregularmente na calçada em frente ao Ecopontos (Foto: Divulgação/PMC)

Importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico; animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Conscientização

Diariamente ao abrir os locais, as equipes de trabalho encontram diversos resíduos descartados na entrada dos Ecopontos. A Prefeitura de Caraguatatuba destaca que a prática é incorreta e considerada crime como descarte irregular, sob pena de multa de R$ 762,96. A orientação é que a população aguarde a abertura do local.

A SMAAP reforça que a fiscalização será intensificada e estuda a implantação de câmeras de vigilância nos pontos. A secretária da SMAAP, Tatiana Scian, explica que, principalmente às segundas-feiras, o volume de resíduos descartados na porta dos Ecopontos é maior devido ao fato dos locais estarem fechados aos domingos.

Ela ainda esclarece que, caso o munícipe não consiga levar os resíduos durante a semana, pode ir aos sábados durante o dia todo. “Os Ecopontos funcionam até nos feriados, então não justifica este tipo de atitude uma vez que o material não se decompõe, podendo ser armazenado em casa”, disse Tatiana.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor

A Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur) foi aprovada por unanimidade em sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (23). O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta estratégica que orienta as ações e investimentos para o setor turístico, promovendo um crescimento sustentável e maximizando

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra boletim de ocorrência contra beneficiária por venda ilegal de fralda geriátrica
Prefeitura de Caraguatatuba registra boletim de ocorrência contra beneficiária por venda ilegal de fralda geriátrica

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou nesta quinta-feira (25), Boletim de Ocorrência contra a responsável por um paciente, beneficiado com a entrega de fraldas geriátricas. A Secretaria de Saúde recebeu a denúncia de que a mulher estava vendendo 12 pacotes de fraldas em um grupo de vendas do facebook, o que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024