Pesquisar No Site
Prefeitura fecha ano com mais de 750 projetos de obras aprovados em plena pandemia da Covid-19
Prefeitura fecha ano com mais de 750 projetos de obras aprovados em plena pandemia da Covid-19
O setor da construção civil continua sendo um que mais tem crescido durante a pandemia provocada pela Covid-19. A prova disso é em torno do número de projetos de dão entrada e são aprovados na Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba.
Para ser ter ideia, desde o dia 30 de novembro foram dadas 57 aprovações de projeto de obras novas, levando para cerca e 760 ao longo do ano, o que equivale a mais de 120 mil metros quadrados que equivalem, também, a reformas, regularização ou ampliação.
Esses dados são animadores, pois em janeiro, antes da pandemia chegar ao Brasil, foram aprovados 83 projetos novos. Em abril, logo após o fechamento quase que total, foram 33, mas em setembro esse número chegou a 103 aprovações, um volume considerado excelente. No mesmo mês do ano passado eram 93 autorizações.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destaca que o crescimento da construção civil significa geração de emprego.
“A construção de uma casa unifamiliar gera, pelo menos, 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas”, compara.
O arquiteto e urbanista Carlos Gonçalves de Alcântara, da Alcantara & Duarte Arquitetura disse que nesse período de pandemia a impressão é que houve aumento muito grande na procura de projetos e execução de obras. “Inclusive, estamos até com dificuldade com a compra de material no mercado como hidráulica, elétrica, cerâmica, cimento”, destaca
Ainda conforme ele, está faltando até mão de obra devido à procura de muitas pessoas que aproveitaram esse tempo para fazer reformas, ampliações. “Para a gente houve aumento de 30% a 40% de projetos e a boa notícia é que o urbanismo tem atendido muito bem, com resposta muito rápida e temos conseguido atender bem os nossos clientes”.

#PraCegoVer: Homem agachado mistura cimento em obra (Foto: Divulgação/PMC)
Lembrando que mesmo nas obras os operários e construtores devem cumprir as determinações de combate à Covid-19 com uso de máscaras, álcool gel e sem aglomerações.
Os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos, habite-se, deve entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h. Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.
Para os projetos aprovados que se encontram na tributação aguardando retirada, as pessoas devem entrar em contato pelo email: tributacao.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br ou ligar no número (12) 3897-8197.
Veja Também Recentes
Fundo Social de Caraguatatuba atende famílias afetadas pela ventania em ação integrada do Plancon
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (31), a entrega de itens de primeira necessidade às famílias que tiveram as casas atingidas pelos fortes ventos registrados no município entre quarta-feira e quinta-feira (29 e 30). A ação faz parte do atendimento humanitário previsto no Plano de Contingência de Proteção
Caraguatatuba concede reajuste de 15% em dois anos nos repasses às entidades parceiras da Assistência Social
A Prefeitura de Caraguatatuba concede, a partir de agosto de 2026, um novo reajuste nos repasses destinados às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Secretaria de Assistência Social. Com o novo índice, o município acumula reajuste de 15% nos últimos dois anos — 10% concedidos em 2025 e mais
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais quatro aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (7/8), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A 60ª convocação
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, a 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, na Pista de Bicicross Ton Ferreira, no bairro Indaiá. A competição deve reunir cerca de 400 pilotos de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Para receber a etapa estadual, a pista passou
VIII Fórum do Agosto Dourado reforça apoio às mães e incentivo à amamentação em Caraguatatuba
Informação, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio às mães marcaram o VIII Fórum de Apoio à Amamentação, realizado na quarta-feira (19), no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguatatuba. O encontro integrou as ações do Agosto Dourado e reuniu profissionais da saúde, estudantes, autoridades e instituições parceiras