Pesquisar No Site

Com índice da ADL em 2,4%, Prefeitura inicia ações de combate ao criadouro do mosquito da dengue

Publicado em: 02/12/2020
Com índice da ADL em 2,4%, Prefeitura inicia ações de combate ao criadouro do mosquito da dengue
Com índice da ADL em 2,4%, Prefeitura inicia ações de combate ao criadouro do mosquito da dengue

Levantamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba sobre a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) aponta que ela está alta. A verificação foi realizada no mês de novembro e o resultado foi de 2,4%, o que indica um estado de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

#PraCegoVer: Duas agentes de zoonoses estão em frente à uma residência. Elas aguardam para serem atendidas pelo morador (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

Diante desse quadro, a Prefeitura inicia nesta quarta-feira (2) as atividades de combate ao criadouro do mosquito. Até o momento, o município tem 700 casos confirmados de dengue e está há três meses sem registros da doença.

As atividades fazem parte da campanha “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”, lançada nesta semana pelo Ministério da Saúde.

O primeiro bairro a receber a visita dos agentes do CCZ e dos agentes comunitários de saúde (ACSs) é o Jetuba, na região norte. Os agentes serão responsáveis pelas atividades da ação que incluem vistorias e a eliminação de criadouros em imóveis residenciais e comerciais da cidade.

O bairro foi escolhido por estar localizado na chamada ‘área 1’, que teve o maior índice de infestação chegando a 3,66%. Essa área é composta pelos bairros da região norte.

Surpreso com o resultado, o biólogo e coordenador do controle de dengue do CCZ, Ricardo Fernandes, disse que “historicamente, isso não acontece e que, geralmente, a área mais infestada é a região sul”.

Ricardo explica que é primordial a atenção das pessoas nesse momento. “Agora, começam as elevações das temperaturas e o aumento do período de chuvas. Isso facilita a expansão dos criadouros”.

Por isso, é importante começar as atividades de combate antes dos meses de pico da doença, que são março e abril, e eliminar o criadouro. O biólogo ressaltou que neste ano, o pico foi em março e que “a cidade fechou o mês com 274 casos positivos de dengue.

Covid-19 e casas de vereneio

A grande dificuldade das equipes de controle da dengue continua sendo as casas de veraneio, porque muitas delas estão vazias. Outra dificuldade está relacionada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ricardo explicou que a orientação do Ministério da Saúde é evitar entrar nas casas onde moram idosos e pessoas com comorbidades, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19. “Isso cria uma pendência e a gente não sabe se nessa casa vai ter a larva ou não”.

É importante frisar que os agentes fazem todo o processo de avaliação seguindo protocolos sanitários, como manter o distanciamento e o uso de máscaras de proteção.

Agenda de visitas:

2 a 4/12 – Jetuba

7 a 11/12 – Massaguaçu

14 a 18/12 – Tabatinga

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira

Estabelecimentos interessados em participar do 3º Festival Geek Games têm até sexta-feira (19) para realizar as inscrições. O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. São disponibilizados até oito espaços destinados a lojas comerciais de produtos geek. Caso o número

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024