Pesquisar No Site
Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher dá início a Campanha de 16 dias de ativismo
Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher dá início a Campanha de 16 dias de ativismo
Hoje, dia 25 de novembro é lembrado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. A data foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, na Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, Las Mariposas.

#PraCegoVer: Arte da Campanha com fundo na cor roxa; do lado direito tem uma mulher com a mão aberta em sinal de basta e ao lado esquerdo texto escrito: 16 dias de ativismo. Basta! Viver sem violência é um direito de todos (Foto: Divulgação/PMC)
Elas foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. A morte violenta causou grande comoção na República Dominicana com repercussão mundial.
Em Caraguatatuba, a proposta é mais ampla. De 25 de novembro a 10 de dezembro, a campanha é voltada a todos os atos violentos, sejam para mulheres, idosos, crianças e adolescentes, por gênero, identidade social, racial, entre outros. Diante disso será promovida a campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência.
Falando de violência contra a mulher, em 2019, o Ligue 180, canal de denúncias gratuito, registrou um total de 1,3 milhão atendimentos telefônicos. Desse número, 6,5% foram denúncias de violações contra a mulher. Com a pandemia do novo coronavírus, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos ampliou os canais de atendimento do serviço. Nos primeiros quatro meses de 2020, houve um crescimento médio de 14,1% no número de denúncias feitas ao Ligue 180 em relação ao mesmo período do ano passado.
Caraguatatuba possui um equipamento específico para atender mulheres vítimas de violência, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam). Atualmente, são mais de 300 referenciadas que possuem um equipamento de acolhida, que ajuda a superar a situação de violência, por meio de atendimentos em grupos, psicossocial e jurídico.
A denúncia anônima pode ser feita pelo disque 180 ou disque 100. Para outras formas, é necessário que a mulher compareça ao Ciam ou qualquer unidade da Assistência Social para atendimento com técnico que avaliará a demanda.
Logo que a vítima é acolhida no espaço, é realizada avaliação do risco para decidir, junto com a mulher, as medidas a serem tomadas. O acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia).
O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim, que ela supere a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.
Confira a programação completa da Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/11/caraguatatuba-realiza-16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/
Serviço:
CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME).
Telefone: 3883-9908.
Horário de atendimento: das 9h às 15h
Veja Também Recentes
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação da rede de proteção
A Prefeitura de Caraguatatuba lançou, na última quinta-feira (24), a Trilha Formativa Freemind, iniciativa voltada à qualificação de servidores públicos, profissionais e voluntários que integram a rede municipal de proteção e cuidado. A ação é desenvolvida pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação
Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 31 de outubro (sábado), às 19h, o espetáculo musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos custam a partir de R$ 120, com opção de valor promocional mediante a doação de
Cinema e ciência colocam estudantes no centro do palco em manhã de premiações em Caraguatatuba
Teve personagens conhecidos, torcida, troféus, performances, ciência e muita emoção. O Teatro Mario Covas viveu uma manhã diferente na quarta-feira (23), com duas premiações da rede municipal de ensino: o 2º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema – e o Mentes Brilhantes. A primeira parte da programação foi dedicada
Representantes do Governo de São Paulo visitam obras de convênios firmados com a Prefeitura de Caraguatatuba
Representantes da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais vistoriaram as obras da Prefeitura de Caraguatatuba realizadas com convênios firmados com o Estado de São Paulo na última quarta-feira (30/9), nos bairros do Sumaré, Perequê-Mirim e Jardim Britânia. Os investimentos do Palácio dos Bandeirantes nas obras vistoriadas totalizam R$ 8.257.136,44,
Caraguatatuba recebe etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas com 313 inscritos
As inscrições para o Campeonato Paulista de Águas Abertas de Verão 2026 registraram 313 participantes, representantes de 28 entidades esportivas, até terça-feira (15). A etapa deve contar com atletas de diferentes categorias, incluindo competidores vinculados a clubes de destaque do Estado de São Paulo. A competição está marcada para o