Pesquisar No Site
Primeira ‘Horta Comunitária no seu bairro’ é implantada na região sul de Caraguatatuba

Primeira ‘Horta Comunitária no seu bairro’ é implantada na região sul de Caraguatatuba
O Residencial Nova Caraguá 2, no Pegorelli, região sul de Caraguatatuba, foi o primeiro a receber o projeto ‘Horta Comunitária no seu bairro’. A entrega foi feita nesta quinta-feira (13) e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, secretário de Urbanismo e funcionários das secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente.

#PraCegoVer: Prefeito, secretário e dois moradores colocam a placa da horta comunitária no terreno (Foto: Divulgação/PMC)
A moradora Ana Cristina Fernandes, 40 anos, foi quem teve a iniciativa de procurar a Prefeitura para que pudesse usar um pedaço de uma área pública onde os próprios moradores jogavam lixo para fazer uma horta. A administração pública encampou a ideia e, por meio da Secretaria de Urbanismo, implantou o projeto que já tem cinco comunidades interessadas.
Ana Cristina conta que a ideia surgiu após uma coversa com os vizinhos porque a Prefeitura vinha fazia a limpeza do local e no dia seguinte já tinha lixo. “Para evitar a sujeira, ratos e cobras que estavam aparecendo pensamos que poderíamos nos unir e fazer uma horta comunitária”, conta.
Com o projeto em andamento, ela espera poder plantar verduras, legumes e ervas medicinais que vão beneficiar a comunidade. “É um projeto muito bom para a comunidade e pode ser aplicado em outros lugares”.
De acordo com o Wilber Cardozo, a área de 520 metros quadrados vai receber também árvores frutíferas e terá compostagem, minhocário e um amplo trabalho de conscientização ambiental.
O prefeito Aguilar Junior destaca a importância do projeto ao despertar o sentimento de pertencimento na comunidade e colocar uma sementinha nas crianças que vão acompanhar o processo e ter o resultado dentro de casa. Caso da pequena Eloah Cristinne, 5 anos, que não vê a hora de plantar goiaba e beterraba. “Vou ajudar a minha mãe a cuidar da nossa horta”.
Neste momento, a expectativa é que cerca de 100 famílias sejam beneficiadas pela horta comunitária, mas Ana Cristina acredita que pode aumentar ainda mais se todos colaborarem, pois no local residem 720 famílias.

#PraCegoVer: Dois funcionários da prefeitura estão no terreno onde um cava a terra e outro observa (Foto: Divulgação/PMC)
No mesmo bairro, mas um pouco à frente, também teve início os preparativos do terreno para receber a segunda horta comunitária, sendo que essa foi pleiteada pelo eletricista e encanador Edvando de Jesus Santo dos Santos, 38 anos, que achava um desperdício a área existente em seu bairro. “A Prefeitura cuidava, mas os próprios moradores jogavam lixo e restos de podas”.
Para tornar essa iniciativa uma realidade, a Prefeitura contou com apoio do Condomínio Costa Verde Tabatinga que doou a maioria dos insumos e produtos a serem usados na hora. Coube à equipe da Sesep a colocação de cerca e implantação dos canteiros que, após o plantio, passam para as mãos dos moradores.
Na avaliação do secretário de Urbanismo, o projeto já é um sucesso, com propostas em análise nos bairros Golfinhos (Sul), Massaguaçu (Norte) e Centro.
A comunidade que tiver interesse deve procurar a Secretaria de Urbanismo, à Avenida Brasil, 749, Sumaré. O projeto deve ser desenvolvido em grupo de moradores.
Veja Também Recentes

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Caraguatatuba abre inscrição para representante do setor de resíduos sólidos no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Empresas prestadoras de serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos já podem se inscrever para participar da eleição que vai definir os representantes do segmento no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba. As inscrições vão de 29 de julho a 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente