Pesquisar No Site

Primeira ‘Horta Comunitária no seu bairro’ é implantada na região sul de Caraguatatuba

Publicado em: 13/08/2020
Primeira ‘Horta Comunitária no seu bairro’ é implantada na região sul de Caraguatatuba
Primeira ‘Horta Comunitária no seu bairro’ é implantada na região sul de Caraguatatuba

O Residencial Nova Caraguá 2, no Pegorelli, região sul de Caraguatatuba, foi o primeiro a receber o projeto ‘Horta Comunitária no seu bairro’. A entrega foi feita nesta quinta-feira (13) e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, secretário de Urbanismo e funcionários das secretarias de Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente.

#PraCegoVer: Prefeito, secretário e dois moradores colocam a placa da horta comunitária no terreno (Foto: Divulgação/PMC)

A moradora Ana Cristina Fernandes, 40 anos, foi quem teve a iniciativa de procurar a Prefeitura para que pudesse usar um pedaço de uma área pública onde os próprios moradores jogavam lixo para fazer uma horta. A administração pública encampou a ideia e, por meio da Secretaria de Urbanismo, implantou o projeto que já tem cinco comunidades interessadas.

Ana Cristina conta que a ideia surgiu após uma coversa com os vizinhos porque a Prefeitura vinha fazia a limpeza do local e no dia seguinte já tinha lixo. “Para evitar a sujeira, ratos e cobras que estavam aparecendo pensamos que poderíamos nos unir e fazer uma horta comunitária”, conta.

Com o projeto em andamento, ela espera poder plantar verduras, legumes e ervas medicinais que vão beneficiar a comunidade. “É um projeto muito bom para a comunidade e pode ser aplicado em outros lugares”.

De acordo com o Wilber Cardozo, a área de 520 metros quadrados vai receber também árvores frutíferas e terá compostagem, minhocário e um amplo trabalho de conscientização ambiental.

O prefeito Aguilar Junior destaca a importância do projeto ao despertar o sentimento de pertencimento na comunidade e colocar uma sementinha nas crianças que vão acompanhar o processo e ter o resultado dentro de casa. Caso da pequena Eloah Cristinne, 5 anos, que não vê a hora de plantar goiaba e beterraba. “Vou ajudar a minha mãe a cuidar da nossa horta”.

Neste momento, a expectativa é que cerca de 100 famílias sejam beneficiadas pela horta comunitária, mas Ana Cristina acredita que pode aumentar ainda mais se todos colaborarem, pois no local residem 720 famílias.

#PraCegoVer: Dois funcionários da prefeitura estão no terreno onde um cava a terra e outro observa (Foto: Divulgação/PMC)

No mesmo bairro, mas um pouco à frente, também teve início os preparativos do terreno para receber a segunda horta comunitária, sendo que essa foi pleiteada pelo eletricista e encanador Edvando de Jesus Santo dos Santos, 38 anos, que achava um desperdício a área existente em seu bairro. “A Prefeitura cuidava, mas os próprios moradores jogavam lixo e restos de podas”.

Para tornar essa iniciativa uma realidade, a Prefeitura contou com apoio do Condomínio Costa Verde Tabatinga que doou a maioria dos insumos e produtos a serem usados na hora. Coube à equipe da Sesep a colocação de cerca e implantação dos canteiros que, após o plantio, passam para as mãos dos moradores.

Na avaliação do secretário de Urbanismo, o projeto já é um sucesso, com propostas em análise nos bairros Golfinhos (Sul), Massaguaçu (Norte) e Centro.

A comunidade que tiver interesse deve procurar a Secretaria de Urbanismo, à Avenida Brasil, 749, Sumaré. O projeto deve ser desenvolvido em grupo de moradores.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp

Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba receberão uma palestra voltada à conscientização e preservação de um dos recursos mais importantes para a vida no planeta: a água. O evento está marcado para quarta-feira (27), às 8h, na sede da Diretoria de Ensino, no bairro Indaiá. Trata-se de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Golfinhos completa dois anos de funcionamento nesta terça-feira (23). O equipamento foi um diferencial aos moradores da região que antes necessitavam se deslocar até a unidade do Morro do Algodão. Neste período, a unidade já realizou 135.656 atendimentos e conta com duas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024