Pesquisar No Site
Festival do Camarão tem número recorde de escritores locais expondo suas obras

Festival do Camarão tem número recorde de escritores locais expondo suas obras
O 20º Festival do Camarão, que é realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – sempre foi um espaço de valorização da cultura caiçara. Com 20 edições, o tradicional festival já sofreu diversas mudanças e ao longo do tempo diversos escritores enxergaram a oportunidade de expor o seu trabalho.
Na edição deste ano, a Coordenação de Literatura da Fundacc resolveu apoiar ainda mais os escritores locais e disponibilizou um estande onde os autores poderão expor, divulgar e vender suas obras. Foram, ao todo, oito escritores selecionados entre os inscritos e convidados.
Um dos convidados é o escritor Gabriel Gliose, de 39 anos, que escreveu o livro “Por de Trás das Montanhas”, e que fala sobre a relevância do estande para os escritores locais. “O estande fomenta uma área que tinha uma carência na região e inspira os jovens a ler e até mesmo produzir livros”.
Com alegria, a coordenadora de Literatura, Mara Amaral, explica que pela primeira vez houve tantos escritos. Além disto, ela fala sobre a importância do estande.
“As pessoas estão cada vez mais conectadas tecnologicamente através das redes sociais onde o contato físico fica cada vez mais escasso. Creio que envolver a literatura num evento tão popular como o Festival do Camarão promove, além da aproximação, o reconhecimento, estimula leitores e até mesmo novos escritores”.
Ela ainda diz que a cidade tem um grande potencial literário. “Em Caraguatatuba tenho descobertos grandes nomes no meio literário e gostaria que o público prestigiasse nossos talentos”.
Confira os autores:
- Ceminha – Memórias e Momentos/2014, Momentos/2015.
- E.T.Seravat – São Domingos da Água Podre
- Marcelo Faria – Autobiografia Cristã, Gotas de benção/2010, Romance, Por amor e Conveniência/ 2000,
- Luiz Brener – Livro Fotogramas/ 2012. Editora Patuá.
- M.F. Baracat Abreu – A garota e o tempo/2014. Tulipa de bolso/2016.
- Pamyla Serra – Literatura Infantil. Coleção Fábulas/2014.
- Gabriel Gliose – Por de Trás das Montanhas.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

Empresas com mais de 100 funcionários podem solicitar vacinação para colaboradores em Caraguatatuba
Empresas com mais de 100 colaboradores em Caraguatatuba podem acionar a Secretaria Municipal de Saúde, para agendar a regularização da carteira de vacinação a seus funcionários no local do trabalho. Basta entrar em contato pelo e-mail por meio da Vigilância Epidemiológica, ve.saude@caraguatatuba.sp.gov.br para agendar as ações de vacinação. A medida

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Circuito Mares reúne mais de seis mil pessoas em Caraguatatuba com provas inéditas
Caraguatatuba foi sede, no último fim de semana (7 e 8), da 3ª fase do Circuito Mares 2025 – Etapa Éter, na praia da Cocanha. O tradicional festival multiesportivo reuniu provas de águas abertas, aquathlon, corrida rústica, stand-up paddle e paddleboard, e movimentou a cidade com cerca de três mil