Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba autua empresa por descarte irregular

Prefeitura de Caraguatatuba autua empresa por descarte irregular
Após denúncia, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), autuou em flagrante, nesta terça-feira (2/6), uma empresa localizada no bairro Jardim Britânia, por descarte incorreto de resíduos sólidos.

#PraCegoVer: Espaço com arborização; no chão há vários resíduos descartados (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a fiscalização, a equipe verificou a procedência da denúncia, onde a empresa realizava o descarte incorreto proveniente de demolição em área pública.
Na ocasião, foi orientado que descarte irregular é crime e a empresa foi autuada, sob pena de multa. De acordo com a Lei 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, a multa é de 204 VRMs (Valor de Referência do Município), equivalente a R$ 709,92.
Diariamente a Secretaria percorre as ruas em diversas regiões do município e monitora se há restos de resíduos de construção civil, móveis, sobras de poda, pneus, entre outros materiais proibidos de serem descartados. Denúncias também podem ser realizadas pelo Canal 156, até sob sigilo.
Nos casos de empresas, o correto seria a contratação de caçambas, por meio do Programa “Contrate Caçamba Legal”, onde todo resíduo gerado é direcionado a uma ATT (Área de Transbordo e Triagem).
Resíduos de construção civil (entulho – até 1m³ por entrega) também podem ser descartados, gratuitamente, nos três Ecopontos instalados nos bairros Martin de Sá, Golfinhos e Massaguaçu.
O diretor de fiscalização e monitoramento ambiental da SMAAP, William Xavier, explica que descarte irregular causa desequilíbrio ambiental, problemas de infraestrutura, como alagamentos e enchentes, contaminação da água, além de proliferação de doenças causadas através de insetos.
Veja Também Recentes

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se

Caraguatatuba realiza cerca de 500 atendimentos ambientais e atua na prevenção de danos
Caraguatatuba atua na fiscalização de áreas com elevado potencial de degradação ambiental, com o objetivo de prevenir e coibir práticas em desacordo com a legislação vigente. O trabalho é conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, que realiza atividades rotineiras de

Palestra da Reforma tributária reúne 100 profissionais do ramo da construção em Caraguatatuba
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais dos ramos da construção civil, imobiliário, contábil e do setor público assistiram à palestra “Reforma Tributária e seus Impactos na Construção Civil e no Mercado Imobiliário: Cenários e Oportunidades” na última segunda-feira (16/6), na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá. Organizada pela Associação

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba chega as oitavas de final neste domingo (8)
Após quatro rodadas, o Torneio da Cidade de Futebol chega as oitavas de final em Caraguatatuba neste domingo (8), com sete jogos no campo dos Golfinhos e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes, integra o calendário esportivo oficial do município e também serve

Saúde da Mulher – Caraguatatuba promove mutirão de mamografia e densitometria óssea
Dois exames aliados das mulheres para prevenção do câncer de mama e da osteoporose são a mamografia e a densitometria óssea. Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um mutirão desses dois testes, no sábado (17), no Centro de Especialidades Médicas, no Jardim Primavera. A mamografia é um exame