Pesquisar No Site
Caraguatatuba segue com atendimentos no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Caraguatatuba segue com atendimentos no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
O mês de maio nos lembra de que, infelizmente, ainda temos que combater um mal que atinge muitas crianças e adolescentes, bem como a seus familiares: o abuso e a exploração sexual. Esta é uma luta que se faz necessária e precisa contar com a participação de toda a sociedade.
Mesmo no período da pandemia devido à Covid-19, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipamento integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, continua realizando seu trabalho no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Imagem de mulher, em pé, usando máscara facial e camiseta preta com uma flor amarela, símbolo da campanha “Faça bonito” (Foto: Reprodução | PMC)
A equipe do Serviço PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), composta por psicólogos e assistentes sociais, permanece acompanhando todos os casos encaminhados pela rede de atendimento. Um dos objetivos principais desse trabalho é o fortalecimento da capacidade protetiva das famílias. Através de atendimentos individualizados, atendimentos em grupo (interrompidos devido à pandemia) e visitas domiciliares.
No ano de 2019 o CREAS atendeu 93 casos envolvendo abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. Até o final do mês de abril de 2020, já foram 28 casos atendidos.
Atendimento
Seguindo a legislação vigente pertinente a pandemia da Covid-19, (Leis e Decretos, Orientações técnicas, Resoluções do CMDCA), o Conselho Tutelar de Caraguatatuba, segue em atendimento ininterrupto, em regime de plantão, 24 horas por dia; observadas as devidas medidas de proteção.
Não se cale! Faça bonito! Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar de sua região.
História
O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário