Pesquisar No Site

Exposição “Maria Mãe de Todos” chega a Justiça Federal de Caraguatatuba

Publicado em: 06/07/2017
WhatsApp Image 2017-07-05 at 15.58.22
Exposição “Maria Mãe de Todos” chega a Justiça Federal de Caraguatatuba

A exposição “Maria Mãe de Todos”, que traz diversas imagens de santos feitas de cerâmica criadas pelo artista plástico, Carlo Cury, chega ao prédio da Justiça Federal de Caraguatatuba. A mostra ficará aberta para visitação pública até o dia 3 de agosto.

O prédio fica localizado à rua São Benedito, 39, no Centro da cidade e recebe a exposição no saguão principal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. São, ao todo, 10 santos representados em 12 peças de argila que tratam da religiosidade e da materialidade da fé popular em Maria.

A coordenadora de Artes Plásticas da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Gláucia Fernandes, explica que a exposição já passou por São José e agora volta a Caraguatatuba. “Essa exposição vem mostrar as faces de Maria, popularmente e carinhosamente chamada de Mãe”, afirma.

Carlo Cury destaca que surgem na cerâmica – como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais se pode aprofundar o diálogo com aquilo que se costuma chamar de realidade – produção de peças figurativas de diversos santos católicos.

“Estão presentes nas peças os elementos iconográficos referentes a cada santo e por vezes as imagens recebem ornamentos como mantos, coroas e broches”.

O ceramista e artista plástico de Caraguatatuba é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira, com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão.

Em 2011 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pode aprofundar seus diálogos com o tridimensional, com participação em exposições coletivas.

Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu – Caraguatatuba, que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens”

Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.

O Ateliê de Carlo Cury integra a Rota da Cerâmica elaborada pela Fundacc e fica na rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, bairro Martim de Sá, em Caraguá.

Serviço

Exposição Maria Mãe de Todos

Período – 3 de julho a 3 de agosto de 2017

Horário – de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Entrada: Gratuita

Local:  Justiça Federal de Caraguatatuba

Endereço: São Benedito, 39, Centro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina
Unitau abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para Medicina

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu as inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para o campus de Caraguá. Os candidatos podem se inscrever até o dia 14 de junho, neste link. A graduação em Medicina da Universidade de Taubaté é a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024