Pesquisar No Site

Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento

Destaques
Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento
Ecopontos receberam mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento

Caraguatatuba se destaca das demais cidades do Litoral Norte por ser a primeira a implementar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos com melhorias visando a responsabilidade do gerenciamento de resíduos no município.

Um dos exemplos desta preocupação da Prefeitura foram as instalações dos três Ecopontos existentes nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Em dois anos de implantação foram 7.269 toneladas de resíduos recebidos e reciclados.

#PraCegoVer: Fachada Ecoponto (Foto: Divulgação/PMC)

Os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente como resíduos de construção civil, pneus, lâmpadas, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinhas, pilhas, entre outros.

Materiais que normalmente eram descartados irregularmente em vias públicas, desde 2018, com a construção do primeiro Ecoponto, no bairro Golfinhos, tem a destinação correta. Os munícipes podem levar voluntariamente os materiais nos três locais.

Dados atualizados mostram que além dos resíduos (construção civil, massa verde, volumosos, madeiras), os Ecopontos já receberam mais de 2,5 mil pneus, 205 litros de óleo, 360 kg de pilhas, além de centenas de outros materiais como móveis (sofás, armários, camas, etc), colchão, entre outros.

As pilhas são destinadas corretamente para uma indústria em São Paulo que reaproveita o material. A troca não tem nenhum custo para a Prefeitura e o envio é feito anualmente.

O óleo de cozinha é doado para uma ONG, que vende o óleo e em troca doa mudas de árvores para a Prefeitura que usa na arborização urbana do município.

Papelão, plástico e alumínio são direcionados às cooperativas como fonte de geração de renda aos cooperados. Os pneus, pela logística reversa, são entregues para uma empresa que retira quinzenalmente na cidade.

Os Ecopontos não recebem lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos. Os Ecopontos colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto, é necessária a participação de todos.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.  Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 216 oportunidades de emprego. Destaque para 20 vagas de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência, seis de encanador e cinco de balconista de padaria. O

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024